
Três homens foram presos em flagrante nesta terça-feira (16 de julho) em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em meio a uma tentativa de roubo. Com os suspeitos, também estava um carro que havia sido furtado momentos antes, num bairro de Curitiba. E o dono ainda nem havia se dado conta de que seu veículo havia sido subtraído.
- Dinheiro falso circula pelo Paraná. Saiba como identificar e quais as falsificações mais comuns
- Motorista perde controle de direção e carro vai parar em canal da Vila Fanny, em Curitiba
Segundo informações divulgadas pela própria Polícia Civil do Paraná (PCPR), uma equipe policial passou pelo local onde ocorria a tentativa de roubo, no bairro Osasco, no exato momento em que os criminosos abordavam a vítima. Eles utilizavam facas para ameaçar essa pessoa e tentar subtrair seu celular e carteira.
Durante a abordagem aos três homens, os policiais também procederam com a verificação do veículo em que eles estavam, conforme explica o delegado da PCPR Herculano de Abreu.
“Haviam fios cortados no painel, apesar de não haver registro de furto ou de roubo para aquele carro. Na sequência, entraram em contato com o proprietário registrado no documento do veículo e ele se disse surpreendido, pois ainda não sabia do furto”, disse.
O carro havia sido subtraído momentos antes no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, pelo mesmo trio. Logo após o furto, eles seguiram para o município da RMC a fim de praticar outros crimes – e acabaram sendo flagrados na primeira tentativa de roubo.
Diante dos fatos, eles foram autuados em flagrante delito e encaminhados ao sistema penitenciário.
A cada dez minutos, um assalto é registrado em Curitiba
Com base em informações disponibilizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR), o Bem Paraná fez um levantamento para descobrir com que frequência casos de furto e roubo são registrados em Curitiba e quais as localidades mais afetadas pelo problema. E os números, inetivavelmente, chamam a atenção. É que, na Capital, um assalto (furtou ou roubo) é registrado a cada dez minutos, em média. E isso que o número não considera o furto e roubo de veículos.
Entre janeiro de 2020 e abril de 2024, por exemplo, 240.960 boletins de ocorrência dando conta de furtos e roubos foram registrados na cidade. Os casos de furto (com 197.341 registros) são mais comuns do que os de roubo (43.619) e entender a diferença entre um e outro crime é fácil: diferente do roubo, o furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência.