Receita Federal apreende 66 quilos de cocaína em carga que ia de Paranaguá para a Itália

Essa é a 14ª apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal no Porto de Paranaguá, em 2020, totalizando 4.360,5 quilos da droga

Redação Bem Paraná com assessoria

Receita Federal

A Receita Federal, em operação de repressão a ilícitos aduaneiros, localizou, na tarde de quarta-feira, 26 de agosto, 66 kg de cocaína em dois contêineres do tipo refrigerado que teriam como destino o Porto de Gioia Tauro na Itália.

Os primeiros 33 kg foram encontrados por volta das 14 horas. Os outros 33 kg foram localizados, em um segundo contêiner por volta das 16h30.

A droga foi encontrada, com o auxílio do escâner, nos compartimentos do motor que refrigeravam a carga de carne de frango congelada.

A Receita Federal intensificou a fiscalização nesse tipo de contêiner, uma vez que apreensões semelhantes foram realizadas neste ano de 2020, não apenas no Porto de Paranaguá, mas também em outros portos brasileiros e estrangeiros.

A última apreensão realizada pela Receita Federal no Porto de Paranaguá foi no mês de junho, e o método utilizado pelos criminosos foi o mesmo, com utilização de contêiner refrigerado e com destino a Itália. Nesta operação, a Receita Federal apreendeu 107,5 quilos de cocaína pura. Os criminosos utilizaram a abertura do motor do contêiner refrigerado para introduzir a droga. Essa técnica é conhecida como Rip on/ Rip off, onde o exportador da carga não possui conhecimento do ilícito. A droga foi inserida em dois contêineres que teria como destino o Porto de Gioia Tauro, na Itália.

A droga foi encaminhada para a Polícia Federal que seguirá com as investigações.