receita porto de paranagua
Receita Federal já realizou sete apreensões de drogas no Porto de Paranaguá neste ano. (Divulgação Receita Federal).

A Receita Federal apreendeu 86 quilos de cocaína no Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná. Os pacotes da droga foram encontrados nesta manhã de segunda-feira, 10 de junho, em dois contêineres com carne de frango. As cargas tinham como destino a África do Sul e a Holanda. Apenas neste ano, a Receita Federal já realizou sete apreensões de cocaína e apreendeu 633 kg da droga no Porto de Paranaguá.

Leia mais sobre o tráfico internacional:

A Receita Federal trabalha no gerenciamento de risco para manter o equilíbrio entre a agilidade necessária para o fluxo do comércio exterior. No entanto, em paralelo ao serviço trabalha também para impedir a entrada e a saída de mercadorias ilegais no território nacional.

Tendência do tráfico no Porto de Paranaguá

Nas apreensões de hoje, as cargas foram selecionadas para vistoria através de um scanner. Por meio desta fiscalização, a Receita Federal constatou que os traficantes violaram os compartimentos dos motores de refrigeração dos contêineres. O mecanismo é muito usado pelos contrabandistas uma vez que estes compartimentos podem ser acessados externamente. Uma vez abertos, os traficantes escondem os tabletes de cocaína.

Ainda conforme a Receita Federal, na carga que tinha como destino à África do Sul foram encontrados 51 kg de cocaína. Já na no motor do container que iria para a Holanda foram encontrados mais 35 kg.

Após serem realizados os testes que confirmaram a presença de cocaína, a droga foi levada pela Receita Federal com o apoio tático da Polícia Militar do Estado do Paraná até a sede da Polícia Federal em Paranaguá.