Receita Federal faz oitava apreensão de drogas deste ano no Porto de Paranaguá, no Paraná

Redação Bem Paraná com Receita Federal

Divulgação Receita Federal

A Receita Federal apreendeu na manhã desta sexta-feira, 5 de maio, 22 kg de cocaína no Terminal de Contêineres,​ no Porto de Paranaguá/PR.

Os tabletes​ de cocaína foram encontrados junto a um compartimento de um contêiner carregado com frango congelado que seria descarregado no Porto de Tanger, no Marrocos, e o destino final seria a Arábia Saudita.

 O método utilizado pelos traficantes foi o rip-on / rip-off, no qual a droga é inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador.

Com a apreensão de hoje, já são 239,50 kg de cocaína apreendidos pelos servidores da Receita Federal no porto paranaense em 2023. Essa foi a oitava apreensão do ano.

As informações sobre o caso foram repassadas às autoridades policiais bem como às administrações aduaneiras estrangeiras para impulsionar o combate ao tráfico de drogas internacional.

A Receita Federal atua no controle aduaneiro sobre cargas e veículos vindos do exterior ou a ele destinados com o objetivo de facilitar o comércio internacional e manter a segurança das operações lícitas.

Operação contra drogas em Maringá

Durante uma operação de rotina realizada no início da noite de ontem (4) em uma transportadora de Maringá/PR, a Receita Federal apreendeu aproximadamente 610 Kg de maconha. O entorpecente estava muito bem embalado em 26 caixas de papelão de mesmo tamanho, acompanhado por documentação com falsa descrição de conteúdo. Na nota fiscal constavam utensílios domésticos diversos e chapéus. O que chamou a atenção dos servidores da Receita Federal foi a diversidade de mercadorias descritas na documentação e todos os volumes idênticos, de mesmo tamanho e forma. A carga foi despachada a partir do entreposto de Maringá e tinha como destino a cidade de São Paulo.

A droga apreendida foi encaminhada ao Depósito da Receita Federal em Maringá, onde será pesada, e lavrados os documentos da apreensão. Em seguida será encaminhada ao DENARC, junto com as informações colhidas para que a Polícia Civil possa efetuar as investigações buscando identificar os autores do crime.