
A Polícia Civil desmantelou neste sábado (19) uma rinha de galo em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). Ao todo, 11 pessoas foram presas. O delegado Matheus Laiola, da Delegacia do Meio Ambiente, que participou da ação, rechaçou que a rinha de galo é proibida e que, ao contrário do que dizem alguns, não é um esporte.
“Tem que alertar que promover rinha é crime, uma crueldade. Algumas pessoas defensoras dizem que seria esporte. Não é esporte. Quando passa a imprimir sofrimento ao animal, não tem como considerar que é algo legalizado”, afirmou ele. “No Brasil é proibido e a gente está combatendo no Paraná”.
Segundo Laiola, havia um duelo em andamento quando a Polícia chegou ao local. “Os animais estava duelando quando chegamos. Cinquenta e um animais foram resgatados, muitos animais estavam feridos”, disse ele. Muitos dos galos receberam atendimento veterinário ali mesmo.
A equipe da polícia chegou a recorrer ao helicóptero na ação e apreendeu diversos equipamentos usados na rinha. “Acabamos autuando em flagrante 11 pessoas por formação de quadrilha, promover jogo de azar, outras pessoas ainda serão investigadas por outros crimes”, disse Laiola. “Passamos diversas horas efetuando essa autuação dessas pessoas”.