Roubos e furtos de celulares caem quase 35% em Curitiba

Editado por Mario Akira com Sesp
roubo

Roubo de celulares (João Frigério)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) reduziu em 34,67% a quantidade de roubos e furtos de celulares em Curitiba entre janeiro e maio de 2025.

A comparação é com o mesmo período de 2018, último ano antes do governador Ratinho Jr. assumir sua 1ª gestão como governador do Paraná.

O número de ocorrências caiu de 7.785 entre janeiro e maio de 2018 para 5.086 no período dos cinco primeiros meses de 2025.

Em todo o estado, a redução foi de 45,6% na quantidade de roubos e furtos de celulares. Foram 12.826 ocorrências no mesmo recorte de janeiro a maio de 2025, comparadas a 23.608 roubos e furtos registrados no mesmo período de 2018.

Essa redução significativa é resultado direto das ações coordenadas pelo governador junto às forças policiais, que ampliaram o patrulhamento ostensivo e fortaleceram as investigações dos crimes. “Segurança pública é uma prioridade. Trabalhamos de maneira estratégica para coibir furtos nos grandes centros urbanos e com as patrulhas rurais também cuidamos dos nossos pequenos municípios”, diz Ratinho Jr.

Os aparelhos de telefone celular são muito visados pelos criminosos por conta do valor e também pela possibilidade de acesso a contas bancárias das vítimas. Mesmo assim, nos últimos anos as forças de segurança do estado do Paraná, dentro das diretrizes de combate ao crime do governador Ratinho Jr., têm conseguido uma redução sistemática desse tipo de ocorrência.

Para o secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, os números comprovam o compromisso assumido por Ratinho Jr. desde o início da sua gestão. “O governador encontrou índices alarmantes quando assumiu, investiu fortemente em infraestrutura e tecnologia policial, e agora estamos colhendo os resultados positivos dessas ações”, destacou Hudson.