Uma tentativa de invasão a uma casa no bairro São Lourenço, em Curitiba, no início da tarde desta quarta-feira (24), mostrou como vêm agindo os criminosos em uma nova modalidade de “fazer a limpa” em residências. Eles procuram casas em que as famílias tenham saído — como em dias frios, como estava nesta quarta, ou em período de férias. Antes tocam a campainha para ter certeza que não há ninguém.
Mas a tentativa desta quarta não deu certo porque a família não havia saído. Era por volta das 13h10, quando a campainha da casa tocou. O morador estava no segundo pavimento, ainda descansando depois de ter trabalhado até a madrugada.
Como ele não atendeu a campainha, o indivíduo suspeito forçou o portão e acabou entrando. “Escutei o barulho e abri a porta da sacada e vi o homem dentro do meu quintal”, contou o morador. “Quando me viu, saiu correndo”, continuou. Segundo o morador, o homem estava bem vestido e tinha boa aparência.
Uma vizinha conseguiu uma gravação em vídeo e mostra o suspeito chegando acompanhado em um veículo Ônyx de cor escura. Ele desce do carro, sonda o entorno e começa a andar para a casa, enquanto o comparsa fica circulando com o carro pelas redondezas.
Depois do ocorrido, o morador deu queixa para a polícia e também conversou com o serviço de segurança que atende o bairro. Acabou sabendo que esse tipo de ação vem acontecendo na Capital. Os arrombadores procuram por casas que estejam sem ninguém, arrombam o portão de entrada e entram com o carro. Assim, sem levantar suspeitas e sem serem vistos, fazem a limpa na casa.
Com as imagens do vídeo, ele conseguiu identificar a placa do carro suspeito. A imagem foi entregue para a polícia também.
Depois do episódio, o morador reforçou a segurança com cadeados no portão eletrônico e alertou outros moradores sobre esse tipo de ação. “Trabalhei até as 3 horas madrugada, então resolvi descansar pela parte da manhã e não sai de casa. Se não fosse isso, eles poderiam ter entrado”, contou.