José Cruz/Arquivo Agência Brasil – Dallagnol: pedido de afastamento deve ser julgado em 18 de agosto pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

Um pedido de afastamento do procurador Deltan Dallagnol da força-tarefa da operação Lava Jato acabou mobilizando apoiadores do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, que marcaram um “tuitaço” para o final da tarde desta segunda-feira. O movimento sob a hastag #DeltanNaLavajato acabou ocupando os trending topics no Twitter. 

O pedido de afastamento foi feito pela senadora Kátia Abreu (PDT/TO), e deve ser julgado em 18 de agosto pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Kátia Abreu pediu o afastamento do procurador porque acredita que os processos a que Deltan responde e os métodos podem comprometer o futuro da investigação.

A data do julgamento foi definida pelo relator do processo, o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho. Ele já pediu para ouvir o procurador-geral, Augusto Aras e mais duas pessoas, o corregedor-geral, Rinaldo Reis Lima, e o conselheiro Otávio Luiz Rodrigues Jr, relator de processo disciplinar contra Dallagnol. Se o julgamento terminar no próprio 18, será 20 dias antes de Aras definir se prorroga a Lava jato ou arquiva tudo.