
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), saiu hoje em defesa da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal, que em áudio vazado na semana passada aparece pedindo que os agentes da FAS usassem a Guarda Municipal para retirar pessoas em situação de rua da região central da Capital paranaense “para eles começarem a ficar com um pouquinho de medo”. Ontem, a vereadora professora Josete (PT) apresentou requerimento na Câmara Municipal para convocar Erthal a se explicar à Casa, Hoje, os vereadores fecharam acordo para transformar a convocação em um convite.
Vereadores adiam votação de convocação de presidente da FAS após áudio polêmico
Presidente da FAS falou em usar Guarda Municipal para dar “um pouquinho de medo” em pessoas em situação de rua
No áudio, Erthal afirma: “Bom dia, equipe. Eu queria pedir pra vocês passarem na André de Barros, ali perto da antiga rodoviária, que tá cheio de gente dormindo. E aqui na Marechal Deodoro fizeram até uma cortina para não serem incomodados. Então, por favor, ali tem que tirar aquele povo dali.
Se precisarem ir com a Guarda… eu não sei se vocês receberam alguma ordem de não tirar as pessoas, mas tá um absurdo aquilo ali, sabe? Se vocês puderem, não precisa tirar na marra, né? Que vá a Guarda Municipal para eles começarem a ficar com um pouquinho de medo, porque tá difícil, viu?”.
Questionado sobre o assunto, Greca admitiu que a fala da presidente da FAS foi inadequada. “No momento foi inadequada, mas na verdade o que é uma única palavra, um lapso de comunicação, um ruído de comunicação, diante da trajetória de bem que esta mulher fez a Curitiba?”, afirmou ele.
Greca alegou que assistente social teria sido ameaçada com caco de vidro
De acordo com Greca, as declarações da gestora refletiam “um temor que elas tinham com relação a uma assistente social que foi ameaça com caco de vidro.”
“Toda a população dá razão a proteção das assistentes sociais da FAS. Nós não queremos ver mulheres esfoladas com cacos de vidro nas ruas de Curitiba. Ser vulnerável não dá pretexto a ninguém para ser violento”, alegou o prefeito.
Greca lembrou ainda do histórico de Erthal junto à FAS. “A dra Maria Alice Erthal é uma assistente social de quase 40 anos de experiência. É uma pessoa de refinada bondade, de profunda humanidade. Nós devemos a ela desde os restaurantes gratuitos da Mesa Solidária, até todos os programas da FAS, inclusive a Pousada de Maria, para mulher vítimas de violência”, disse.