
Deputados estaduais receberam hoje da direção da Assembleia Legislativo um aviso de que a Casa pretende testar ainda neste domingo, um sistema de votação remoto, que pode ser adotado já amanhã, diante do agravamento da pandemia do coronavírus. De acordo com a comunicação, o plenário virtual será criado por meio da plataforma Zoom, a mesma que o Senado já usou para votações ao longo desta semana. A sessão-teste deve ocorrer às 19 horas deste domingo. Os parlamentares poderão acessar a plataforma virtual através de notebooks ou aplicativos no smartphone. A reportagem do Bem Paraná teve acesso à mensagem encaminhada aos deputados pela direção do Legislativo.
Na semana passada, vários deputados já vinham defendendo a suspensão das sessões plenárias da Assembleia por causa do coronavírus. A direção do Legislativo optou por mantes as votações no plenário, e as sessões das comissões permanentes, restringindo o acesso à Casa a deputados, servidores e imprensa, e reduzindo o número de funcionários. Servidores com mais de 60 anos ou com problemas de saúde foram dispensados ou liberados para trabalhar em casa.
Na quarta-feira, a Mesa Executiva da Assembleia já admitiu adotar a votação remota. O primeiro-secretário da Casa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), confirmou que um projeto de resolução para regulamentar esse tipo de votação deveria ser colocado em pauta amanhã, mas que a adoção do sistema dependia de questões técnicas que estavam sendo resolvidas pelo departamento de informática do Legislativo.
Para amanhã, a princípio, estão previstas reuniões extraordinárias das comissões de Constituição e Justiça; e de Finanças da Assembleia. E a sessão plenária, a partir das 14h30, com onze itens em pauta.