
Dois integrantes da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) devem ser anunciados na tarde desta terça-feira (26 de novembro) como novos secretários da Prefeitura de Curitiba, que a partir de 2024 será comandada pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD). Tratam-se dos vereadores Amália Tortato (Novo) e Marcelo Fachinello (Podemos), ambos parlamentares reeleitos na eleição de outubro. A primeira assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Humano, enquanto o segundo será o novo secretário do Governo Municipal.
E com a saída dos dois nomes para o Poder Executivo (Prefeitura de Curitiba), duas novas vagas ficam abertas no Legislativo (Câmara Municipal). E elas serão ocupadas por Rodrigo Marcial (Novo), que recebeu 2.324 votos nas últimas eleições, e pela Sargento Tânia Guerreiro (Podemos), que somou 5.064 votos no último pleito.
Quem são os novos vereadores
Rodrigo Marcial é advogado, professor de Economia e empresário do ramo da Saúde. Em 2020, quando recebeu 2.480 votos, já havia ficado como primeiro suplente do Partido Novo, posição que voltou a ocupar em 2024. Nascido em 1993, chegou a assumir cadeira na Câmara Municipal ao longo da última legislatura, em setembro de 2022, após a licença médica seguida de licença-maternidade de Indiara Barbosa, permanecendo no cargo por cerca de oito meses, até março de 2023.
Já a Sargento Tânia Guerreiro é uma policial militar da reserva, que foi eleita vereadora em 2020 com 4.422 votos. Já no último pleito, acabou ficando na suplência do Podemos na Câmara de Vereadores, mesmo tendo alcançado uma votação nominal mais expressiva que a obtida quatro anos antes.
Quem será o novo presidente? E para onde vai Jamur?
Atual secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur deve receber outro cargo na Prefeitura de Curitiba. A gestão de Pimentel já teria lhe oferecido o comando do Ippuc e as secretarias de Obras e Finanças.
Já na Câmara Municipal, as trocas no secretariado devem provocar uma mudança na presidência da Câmara Municipal de Curitiba. Fachinello foi quem presidiu o Legislativo no biênio 2024/2024. A partir do próximo ano, a tendência é que o vereador Tico Kuzma (PSD) assuma a função, com Serginho do Posto (também do PSD) sendo o líder do governo na Casa.
Com as mudanças, os seguintes nomes integrarão a Câmara Municipal a partir do início próximo ano:
Jasson Goulart (Republicanos)
Guilherme Kilter (Novo)
Da Costa do Perdeu Piá (União)
Delegada Tathiana (União)
João Bettega (União)
Bruno Secco (PMB)
Sargento Tânia Guerreiro (Pode)
Serginho do Posto (PSD)
Andressa Bianchessi (União)
Marcos Vieira (PDT)
Beto Moraes (PSD)
Tico Kuzma (PSD)
Leônidas Dias (Pode)
Nori Seto (PP)
Angelo Vanhoni (PT)
Indiara Barbosa (Novo)
Pier (PP)
Eder Borges (PL)
Meri Martins (Republicanos)
Zezinho Sabará (PSD)
Olimpio – Mundo Polarizado (PL)
Rafaela Lupion (PSD)
Professor Euler (MDB)
Laís Leão (PDT)
Sidnei Toaldo (PRD)
Toninho da Farmácia (PSD)
Carlise Kwiatkowski (PL)
Professora Angela (PSOL)
Fernando Klinger (PL)
Hernani (Republicanos)
Rodrigo Marcial (Novo)
Giorgia Prates – Mandata Preta (PT)
Renan Ceschin (Pode)
Tiago Zeglin (MDB)
Vanda de Assis (PT)
Lórens Nogueira (PP)
Bruno Rossi (Agir)
Camila Gonda (PSB)