Política em Debate Exemplo

Câmara de Curitiba homenageia motorista de ônibus que fechou rua para desembarcar passageira com deficiência

Redação Bem Paraná com assessoria da CMC

Rodrigo Fonseca/CMC - Na foto

O vereador Pier Petruzziello (PTB) entregou, ontem, um diploma de votos de congratulações e aplausos ao motorista de ônibus Alesso Lacerda de Assis. Motorista da linha Interbairros VI, Alesso trabalha há 15 anos no transporte público e chamou atenção ao ser filmado ajudando uma passageira com deficiência motora a desembarcar do ônibus e, em seguida, fechando a via com o veículo para que ela atravessasse em segurança.

A passageira em questão era Alexia Caroline Gomes – que também esteve presente na CMC para a homenagem – que estava a caminho do trabalho. “A correria do dia a dia não impediu o Alesso de olhar para esta dificuldade, olhar com cuidado para outro ser humano. O nome disso é empatia”, afirmou Pier Petruzziello durante sua fala. O motorista de ônibus é morador de Colombo e recebeu os votos acompanhado por suas filhas.

Além de Petruzziello, outro vereador que concedeu duas homenagens durante a sessão desta quarta-feira foi o Professor Euler (PSD). A primeira também foi o diploma de votos de congratulações e aplausos, ao jovem Leonardo Guimarães Soffiatti pela sua participação na simulação da Organização das Nações Unidas Harvard International Model United Nations (HMUN).

Soffiatti foi destaque no evento, recebendo a maior distinção, o prêmio de Best Delegate (Melhor Delegado). “Este ano, a HMUN ocorreu entre os dias 27 e 30 de janeiro de 2022. É a 1ª vez na história da competição, que tem 69 anos de existência, que um participante brasileiro é premiado como Melhor Delegado”, contou o vereador Euler.

Além do jovem, Professor Euler também entregou o prêmio Pablo Neruda de Direito Humanos para Rhodrigo Deda Gomes, cocriador do projeto Quarentena Solidária, que, em março de 2020, mobilizou cerca de 500 pessoas dispostas a colaborar em ações contra o coronavírus. Junto com Rhodrigo, também são idealizadores e colaboradores do movimento: Fabio Zugman, Maurício e Virgínia Ramos, e James Marins.

“Foram mais de 2,4 mil cestas básicas – ainda na época da iniciativa, imagino que o número seja maior atualmente – entregues à população carente, em parceria com a OAB-PR, bem como foram realizadas doações de máscaras protetoras contra o coronavírus”, explicou Euler, durante a premiação.

A última homenagem entregue na quarta-feira foi de iniciativa do vereador Sidnei Toaldo (Patriota), que concedeu votos de congratulações e aplausos ao restaurante Fernando Batata Express, pela conquista do Prêmio Bom Gourmet 2021, na categoria indicação popular. O empresário e fundador do estabelecimento, Fernando Ramalho, esteve na sessão, acompanhado de sua esposa, para receber o diploma.

“Ramalho, com sua experiência de 30 anos em vários empreendimentos de gastronomia, sabia exatamente o que poderia levar até o cliente. Assim, ele e sua família entraram de cabeça no projeto. Com todo amor e dedicação conseguiu levar o Fernando Batata para concorrer no Prêmio Bom Gourmet, a mais importante premiação da gastronomia de Curitiba, e conseguiu vencer, sendo o mais votado por indicação popular. Diante dessa história tão grande, em tão pouco tempo, é com muita honra que entrego esta homenagem para o Fernando Batata, a fim de parabenizá-lo por esse belíssimo trabalho”, explicou Sidnei Toaldo.