Política em Debate Imunização

Câmara decide hoje se ‘sommelier’ da vacina vai para o fim da fila em Curitiba

Redação Bem Paraná com assessoria da CMC

Franklin de Freitas - Segundo vereadores

A Câmara Municipal de Curitiba vota, hoje, projeto de lei para colocar os chamados “sommeliers” no fim da fila da vacinação contra a covid-19. São as pessoas que vão aos pontos de imunização e, devido ao laboratório disponível, recusam a aplicação. Se a proposta for aprovada em dois turnos e sancionada pelo prefeito, o “sommelier” só poderá ser vacinado depois que a capital executar todo o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).

A iniciativa é dos vereadores Jornalista Márcio Barros (PSD) e Marcelo Fachinello (PSC) e tramita em regime de urgência. A regra dos “sommeliers” também seria aplicada à lista de espera por doses remanescentes, a “xepa”: se recusar um laboratório, o cidadão só poderia ser reincluído no calendário após a conclusão do PNI. A exceção, conforme o projeto de lei, seriam as pessoas com comorbidades, mediante recomendação médica; as gestantes; e as puérperas.

Barros e Fachinello salientaram que os “sommeliers” atrasam a campanha de imunização contra a novo coronavírus e dificultam a programação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Outro problema é a pessoa recusar a aplicação depois que o servidor já preparou a ampola, ocasionando o desperdício de doses. Segundo os autores, o texto do substitutivo foi construído junto ao Poder Executivo.