
O Partido Trabalhista Cristão (PTC) confirmou ontem a candidatura de José Maria Boni, o Zé Boni, à prefeitura de Curitiba. O vice é o comerciante Valdo Peres. O partido terá também 50 candidatos a vereador. Com isso, faltando um dia para o fim do prazo para as convenções municipais, a Capital paranaense já tem 15 candidatos confirmados à prefeitura. São dois a mais dos 13 registrados em 2004, até então o maior desde o início dos anos 2000. E seis a mais do que os nove concorrentes de 2016.
O número pode aumentar, já que outros dois partidos ainda devem fazer convenções amanhã: o MDB e o Progressistas (PP). O MDB está em dúvida entre lançar um candidato próprio, e apoiar uma candidatura de outro partido. Até a semana passada, a legenda vinha negociando apoio ao deputado federal ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT). Fruet, porém, desistiu, alegando falta de recursos para a campanha. Foi substituído pelo deputado estadual Goura (PDT), que pode levar o apoio dos emedebistas. Caso a aliança não se confirme, o MDB pode lançar a candidatura do ex-deputado federal João Arruda.
O PP do líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal, deputado Ricardo Barros, está entre lançar um candidato próprio, e apoiar a reeleição de Greca. O partido reivindicava a vice de Greca. A vaga, porém, está reservada para o atual vice, Eduardo Pimentel, que em abril, trocou o PSDB pelo PSD do governador Ratinho Júnior. O governador foi responsável por tirar da disputa o deputado federal Ney Leprevost (PSD), fazendo com que o PSD abrisse mão da candidatura própria para apoiar Greca, e repetir a chapa governista. Ratinho Jr também pediu e conseguiu tirar do páreo o deputado federal e ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), e o deputado federal e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (Repub).
Caso a aliança com Greca não se confirme, o PP pode lançar a deputada estadual Maria Victória, que já disputou o cargo em 2016, e é filha de Ricardo Barros. Ou a ex-vice-governadora Cida Borghetti, mulher do deputado.
O PTB definiu que não terá candidato próprio, e apoiará Greca. O Democracia Cristã (DC), também sem candidato a prefeito, está agora entre apoiar Greca; o candidato do Novo, João Guilherme; ou o deputado estadual Fernando Francischini (PSL).
Veja a lista de candidatos a prefeito já confirmados:
Rafael Greca (DEM)
Deputado Estadual Fernando Francischini (PSL)
Deputada federal Christiane Yared (PL)
Deputado estadual Goura Nataraj (PDT)
Professora Samara (PSTU)
João Guilherme (Novo)
Renato Mocelin (PV)
Caroline Arns (Podemos)
Letícia Lanz (PSOL)
Camila Lanes (PCdoB)
Marisa Lobo (Avante)
Eloy Casagrande (Rede)
Paulo Opuszka (PT)
Diogo Furtado (PCO)
Zé do Boni (PTC)