
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) começa nesta sexta (8) a ouvir as testemunhas no Processo Ético Disciplinar (PED) contra a vereadora Maria Letícia (PV).
Serão cinco testemunhas: Anderson Pereira, Roberta Valéria Oliveira de Jesus, Dirceu Horne Alves Júnior, Luiz Sérgio Fernandes Gonzaga e Nahomi Helena de Santana.
MP denuncia vereadora Maria Letícia por desacato e embriaguez ao volante
Por unanimidade, na última segunda, os membros do decidiram prosseguir com o Processo Ético Disciplinar (PED) contra a vereadora. Na sua defesa prévia, protocolada na semana passada, a vereadora Maria Leticia (PV) pediu o arquivamento do caso pelo CEDP, mas Professor Euler julgou ser necessário ouvir as testemunhas da colisão de trânsito. “Arquivar de pronto esta representação, conforme solicita a defesa, impediria também de pronto de se chegar à verdade dos fatos, que deve ser a baliza principal para qualquer tomada de decisão em situações como a apresentada em tela. A sociedade exige que as questões relativas a este ou qualquer outro Parlamento sejam tratadas com transparência, publicidade e imparcialidade”, justificou o relator.
A ocorrência
Na noite de 25 de novembro de 2023, a vereadora Maria Leticia se envolveu em uma colisão de trânsito sem vítimas, cuja repercussão na imprensa local fez com que a Mesa Diretora da Câmara de Curitiba pedisse à Corregedoria um parecer sobre o caso.