Amália Tortato (Novo): corregedora criticou decisão da Mesa. Foto Rodrigo Fonseca/CMC

A vereadora Amália Tortato (Novo), corregedora da Câmara Municipal de Curitiba, entregou na tarde desta segunda-feira (14) à Mesa Diretora da casa, o seu parecer em relação às representações protocoladas na Câmara na última semana, que pedem a instauração de procedimento disciplinar e a punição do vereador Renato Freitas (PT), por quebra de decoro parlamentar, pela participação em manifestação antirracista na Igreja do Rosário, em Curitiba no último dia 5. Os pedidos foram acatados na semana passada pela Mesa Diretora da Casa.

De acordo com o documento, a Corregedoria se manifestou favorável ao recebimento das quatro representações feitas contra o parlamentar na última semana, após a repercussão de sua participação em um protesto realizado no no Largo da Ordem.

No documento, Amália Tortato destaca que “as representações devem seguir ao Conselho de Ética e Decoro parlamentar para a instauração de Procedimento Disciplinar em face do Vereador Renato Freitas, uma vez que constatei indícios suficientes de materialidade e de autoria pela prática de atos que podem ser enquadrados como procedimento incompatível com o decoro parlamentar”.