Franklin de Freitas

O feriado de 7 de Setembro será marcado por protestos em Curitiba, assim como em todo o País. Na capital há pelo menos duas manifestações marcadas. Pela manhã, às 9 horas, manifestantes pró-Bolsonaro prometem se reunir na praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Já às 16 horas, a Praça Santos Andrade será palco de protesto em defesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores e contra o presidente Jair Bolsonaro. 

Segundo informações da Central Única dos Trabalhadores (CUT), outras cinco cidades do Paraná também já têm atos contra o presidente confirmados: Colombo, Londrina, Maringá, Matinhos e Umuarama. “Para fazer frente ao autoritarismo de Bolsonaro e lutar por mais empregos, direitos, renda e contra a carestia que está corroendo o poder de compra da classe trabalhadora”, pontua o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre. 

A comunidade Nova Esperança, localizada em Campo Magro, região Metropolitana de Curitiba,  também vai receber o ato anual do Grito dos(as) Excluídos(as). A ação será neste feriado de 7 de setembro, a partir das 9h, com plantio de árvores, doação de alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade e inauguração de uma padaria comunitária. Na edição deste ano, o Grito traz como lema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”.

Além do apoio ao presidente, a pauta dos protestos favoráveis ao presidente tem dois assuntos já superados no Congresso Nacional: a adoção do voto impresso e o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal. Parte dos bolsonaristas também clama por uma intervenção militar. Segundo os organizadores, pelo menos outras três cidades devem ter manifestações pró-Bolsonaro: Pinhais, União da Vitória e São João do Boa Vista. Porém, a expectativa é que mais dez cidades também tenham protestos. Em Curitiba, a expectativa é que 20 mil pessoas participem do protesto no Centro Cívico.

Várias entidades representativas têm se manifestado a favor da democracia e contra os protestos convocados com o presidente com discursos ‘perigosos’.  Em vídeo sobre o 7 de Setembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) orientou, nesta sexta (3) os brasileiros a não se deixarem convencer por “quem agride os poderes Legislativo e Judiciário”, num recado ao presidente Jair Bolsonaro. “A existência de três Poderes impede totalitarismos, fortalecendo a liberdade de cada pessoa”, disse o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo. “Independentemente de suas convicções político-partidárias, não aceite agressões às instituições que sustentam a democracia.”

A reportagem do Bem Paraná consultou a assessoria de imprensa da Polícia Militar sobre o possível reforço da segurança para os protestos de 7 de setembro, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta. 

Veja a programação de protestos contra Bolsonaro no Paraná

Campo Magro – Nova Esperança | 9h30

 Colombo – Praça Santos Andrade | (Aguardando Informação

Curitiba – Praça Santos Andrade | 16h

Londrina – União da Vitória | 9h

Maringá – Estádio Willie Davis | 15h

Matinhos – Calçadão Beira Mar (Matinhos/Caiobá) | 9h

Umuarama – Praça Miguel Rossaffa | 16h

Veja a programação de protestos a favor de Bolsonaro no Paraná

Curitiba -Centro Cìvico |14 h

Pinhais – a definir | |14 h

União da Vitória – a definir  |14 h

São João da Boa Vista – definir  |14 h