Francischini promete telemedicina para melhor saúde pública de Curitiba

Redação Bem Paraná com assessoria

Hedeson Alves/divulgação - Francischini e a vice

O candidato do PSL à prefeitura de Curitiba, Fernando Francischini, afirmou hoje que, se eleito, pretende em tornar Curitiba uma referência nacional na saúde pública. Os projetos dele para a área partem de alguns pilares estratégicos como: telemedicina, saúde 24h, pronto-socorro odontológico, centro de especialidades, cirurgias eletivas, novo modelo de remuneração, ampliação da rede de atendimento de urgências e emergências e outros, afirma. 

Na visão do candidato, eles farão de Curitiba referência em atendimento de qualidade, acessibilidade, inovação e confiabilidade das ação. E isso virá atrelado a valores como inovação, equidade, ética, respeito, transparência, comprometimento e eficiência. “A saúde pública será um desafio. No entanto, com boa gestão e visão, é possível passar por esta fase e ainda plantar frutos para um serviço de muita eficiência, que impacte positivamente a vida dos curitibanos”, diz o candidato. 

A vice de Francischini, Letícia Pan, é especialista em gestão da saúde, com MBA Executivo na área no renomado Hospital Albert Einsten. Além disso, atuou como chefe de planejamento do Hospital da Polícia Militar do Paraná.

Telemedicina – A telemedicina é um dos pontos chaves da gestão de Francischini. Essa é uma área da telessaúde que permite a interpretação de exames e emissões de receitas e laudos médicos de forma não presencial. Já o Saúde 24h será um programa destinado à ampliação da oferta de consultas e exames eletivos, em horários alternativos.

Ainda dentro do Saúde 24h, Francischini destaca um serviço que Curitiba ainda não tem: um Pronto-Socorro Odontológico. Outra proposta são os Centros de Especialidades, que serão disponibilizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O objetivo é implantar o serviço de atendimento às especialidades ambulatoriais destinadas a consultas eletivas e à realização de exames complementares eletivos, inclusive exames de imagem.

Francischini também quer criar o Cronograma de Cirurgias Eletivas do Município, que deverão ser realizadas nos hospitais públicos e nos hospitais subcontratados para esta finalidade, buscando zerar as filas existentes. Ele também pretende mudar o modelo de remuneração, que atualmente paga por serviços. O candidato quer que a remuneração seja por qualidade do serviço prestado.

As propostas na área de saúde também contempla a ampliação da rede de atendimento de urgências e de emergências no município, com maior integração entre SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência).