elevador al

Foto: Nani Gois/Alep/divulgação

A falta de manutenção preventiva na estrutura dos três prédios do Centro Legislativo Aníbal Khury ficou evidente na manhã desta quinta-feira, por volta das 10 horas. O motor do elevador de acesso ao antigo restaurante, instalado ao lado do Plenarinho, queimou. As más condições na casa de máquinas, com instalações antigas, fiação precária, associadas à umidade permanente, segundo os técnicos, devem ter ocasionado o curto-circuito no local.

A equipe de manutenção, assim que constatou a grande quantidade de fumaça nos corredores, desligou o motor para evitar um problema ainda maior. Conforme a direção da Assembleia, a situação aponta, mais do que nunca, a necessidade de obras e reparos nos prédios da Casa, que já foram autorizados pela Mesa Executiva, das quais várias estão em andamento.

Segundo o técnico que presta manutenção nos elevadores da Casa, Luiz Arnildo Jungbluth, o equipamento e os cabos são da época da construção do prédio, no início da década de 60, e estão totalmente defasados. “Existe uma fadiga na estrutura. É uma região de muita umidade também. A fiação é antiga, portanto, qualquer contato com umidade pode desencadear problemas graves”, alertou.

Na quarta-feira (14), no terceiro andar do prédio da Administração, houve sobrecarga de energia elétrica e o aquecimento decorrente acabou queimando os fios da caixa de luz. O andar ficou às escuras por quase uma hora.