131319ca-0ccd-4f10-be6f-998f8b11b616-850×560
Foto: Ajufe/divulgação

O Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) aprovou na segunda (27) a transferência do juiz Danilo Pereira Júnior para o comando da 13ª Vara Federal de Curitiba, que cuida dos processos que restaram da “lava jato”. A decisão foi unânime.

Pereira Júnior vai ocupar a vaga deixada pelo juiz Eduardo Appio, que estava afastado do cargo desde maio deste ano, após representação apresentada contra ele pelo desembargador Marcelo Malucelli, do TRF-4. Em outubro, Appio fechou acordo com o Conselho Nacional de Justiça e foi para a 18ª Vara Federal de Curitiba.

A escolha de Pereira Júnior para o comando da 13ª Vara Federal obedeceu o critério de antiguidade. Ele ingressou na magistratura federal em 1996, atuou como juiz auxiliar no gabinete do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, até 2014 e substituiu alguns membros do TRF-4 durante suas férias.

Além de Pereira Júnior, os juízes Fábio Nunes de Martino e Diego Viegas Véras também concorriam ao posto.

Soltura do Lula

Danilo Pereira Júnior comandava a 12ª Vara Federal em Curitiba e foi o responsável por assinar a soltura de Luiz Inácio Lula da Silva. A soltura aconteceu depois de uma decisão do Supremo Tribunal Federal que mudava o entendimento sobre a prisão após a condenação em segunda instância.