Ratinho Jr (PSD): plano é ocupar espaço de Bolsonaro, caso ex-presidente seja declarado inelegível. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou hoje um pacote bilionário de investimentos em infraestrutura em diversas regiões do Paraná. As obras, que, segundo o governo, serão licitadas neste ano e iniciam até 2024, alcançam aporte de R$ 3,4 bilhões. São novas duplicações, pavimentações e melhorias de rodovias e vias urbanas, além da construção de pontes e viadutos, modernização de estradas rurais e novas estruturas portuárias para potencializar o setor, afirma o Executivo.

Nos bastidores da política paranaense, o anúncio está sendo visto como o primeiro passo de Ratinho Jr na construção de uma possível candidatura à Presidência da República em 2026. Por essa articulação, o governador do Paraná poderia se credenciar a ocupar o espaço político e atrair o eleitorado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso ele seja declarado inelegível em alguns dos vários processos que responde no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ratinho Jr apoiou a candidatura à reeleição de Bolsonaro, derrotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No segundo turno, o ex-presidente teve mais de 62% dos votos no Paraná. Aliados de Bolsonaro, porém, consideram muito provável que ele seja declarado inelegível pelo TSE, abrindo caminho para um candidato do mesmo campo político.

Empregos – Segundo as informações divulgadas pelo governo, estudos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apontam que as obras devem gerar cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos ao longo dos próximos dois anos na construção civil, indústria e comércio, além de representar impacto de 0,4 ponto percentual no crescimento do PIB em 2023 – variável que pode ser maior no futuro com a instalação de novos negócios nas regiões beneficiadas

De acordo com o Executivo estadual, são 16 obras rodoviárias do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), além de um pacote de revitalização de 195 pontes e obras de arte rodoviárias (trincheiras e viadutos), implementação do Moegão no Porto de Paranaguá e pavimentação de mais cerca de 75 quilômetros de estradas rurais, beneficiando de 20 a 30 municípios.

Também faz parte do pacote um aporte de R$ 100 milhões em projetos para dar início formal a novas obras em todas as regiões. São intervenções sonhadas pela população, mas que ainda não possuem um planejamento detalhado de implantação. A partir da elaboração desses projetos construtivos, podem ser contratadas com mais agilidade nos próximos anos, gerando um novo ciclo de investimento de aproximadamente R$ 3,6 bilhões.

Segundo o governador, esse novo pacote é parte do projeto implementado há quatro anos de transformar o Paraná no hub logístico da América do Sul. “Quando assumi, em 2019, criamos um Banco de Projetos para acelerar a contratação de estudos. Agora temos eles prontos e conseguimos viabilizar os recursos para executar mais um grande pacote de obras em todas as regiões. Quando essas obras estiverem concluídas teremos um Paraná cada vez mais integrado, receptivo a grandes investimentos e com qualidade de vida para a população”, disse Ratinho Junior.

Ele ainda lembrou que a essas obras anunciadas se soma um conjunto de intervenções já executadas ou em andamento, como a Ponte da Integração; a Ponte de Guaratuba; as duplicações da Rodovia dos Minérios e de trechos da PR-323 (Doutor Camargo e Umuarama), da PR-445 (Londrina), da BR-277 (Cascavel e Guarapuava), da PR-092 (Siqueira Campos) e da PR-317 (Maringá); da revitalização da PRC-280; da pavimentação Mato Rico-Pitanga e Irati-São Mateus do Sul; e das obras retomadas em acordos de leniência do antigo Anel de Integração, como a conclusão do Trevo Cataratas e novos viadutos na RMC e Campos Gerais, ou acordos judiciais, como os contornos de Arapongas e Jandaia do Sul.

Pedágio – Além disso, o governador disse que está em “fase de construção com o governo federal” o pacote de concessão de rodovias que prevê mais de R$ 50 bilhões em investimentos em 3,3 mil quilômetros. Ratinho Jr defende a manutenção do modelo de leilão por menor tarifa, com desconto condicionado ao pagamento de um aporte financeiro para a garantia de obras. Aliados do governo Lula no Paraná defendem a suspensão do processo, e a revisão do modelo, para a adoção de um pedágio de manutenção, com leilão por menor tarifa, sem limite de desconto ou pagamento de aporte financeiro.

“Obras de infraestrutura projetam o Paraná cada vez mais no cenário nacional. Temos a quarta maior economia do País, um mercado de empregos aquecido e uma população cada vez maior. O Poder Público tem que ser um indutor de mudanças positivas na vida das pessoas. É o que estamos planejando com esse pacote rodoviário, mas também com a Nova Ferroeste e a nova estrutura do Porto de Paranaguá, investindo em todos os modais”, disse Ratinho Jr.