PMc0ZYqZ4Vnk9idpgI8zalskuwM5mZ8Y4jThOEPv
Divulgação

A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que comparou a guerra na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus comandado por Adolf Hitler na Alemanha nazista – o Holocausto repercutiu na Assembleia Legislativa nesta terça (20)

O deputado Adriano José (PP) apresentou na sessão requerimento de moção de repúdio declarações do presidente. O deputado Ney Leprevost, protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná, “Moção de Desagravo” as declarações do presidente do Brasil, comparando a guerra de Israel contra o Hamas ao Holocausto. “Nada pode ser comparado ao Holocausto. Os crimes praticados pelos nazistas contra o povo judeu, os cristãos, os ciganos, os homossexuais e as pessoas com deficiência foram a maior atrocidade de todos os tempos e requerem condenação veemente para que jamais se repitam”, afirmou Leprevost.

 “O presidente Lula ignorou completamente o ataque sem precedentes perpetrado pelo grupo terrorista Hamas contra Israel, ocorrido no dia 7 de outubro de 2023. Esse ataque resultou na trágica morte de mais de 1.400 israelenses e cidadãos estrangeiros, incluindo 31 crianças, evidenciando a gravidade da situação e a necessidade de considerar todos os lados do conflito”, afirma o texto da moção apresentada por Adriano José.  Além disso, o requerimento aponta que “as declarações de Lula foram consideradas ofensivas à memória das vítimas do Holocausto, o maior crime contra a humanidade da história, que ceifou a vida de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial”.