
Dos 30 deputados federais do Paraná, 13 mudaram de partido, ou seja 43%. A maior bancada, assim como na Assembleia Legislativa, é do PSD, partido do governador Ratinho Jr.
Três deles foram para o PSD: Leandre, que saiu do PV, Luisa Canziani, que saiu do PTB, e Luiz Nishimori, que deixou o PL. O PP recebeu mais três ma janela partidária: Christiane de Souza Yared trocou o PL para o PP, Pedro Lupion deixou o União Brasil e seguiu para PP, e Roman, mudou do Patriota para o PP. O PL também ganhou três novos representantes na bancada federal paranaense: Filipe Barros, mudou do União Brasil para o PL, Paulo Eduardo Martins, que saiu PSC para o PL, e Vermelho, que trocou PSD pelo PL.
Veja as mudanças na Assembleia Legislativa
Diego Garcia, por sua vez, saiu do Podemos para o Republicanos. Luizão Goulart trocou o Republicanos pelo Solidariedade. Aliel Machado mudou do PSB para o PV e Aline Sleutjes saiu do União Brasil e se filiou ao PROS.
O Podemos perdeu o único deputado que tinha, mas mantém os três senadores, Alvaro Dias, Oriovisto Guimarães e Flavio Arns. DC, PSC, PTB e Patriota também acabaram o período da janela partidária sem nenhum representante paranaense.
Geral – No levantamento geral, PL se tornou a maior bancada da Câmara, com 73 deputados no momento. É mais do que o dobro do que o partido tinha na época da posse, quando contava com 33 deputados. Grande parte dos novos deputados do PL veio do União Brasil, partido criado com a fusão do PSL e DEM. Antes da janela partidária, o União contava com 81 deputados, mas agora está com 47, atrás do PT (com 56) e PP (50). Outros partidos que cresceram foram o Republicanos, atualmente com 45 deputados, e o PSD, com 43.
Desde o início da legislatura até o momento, 123 deputados trocaram de partido. O número é menor em comparação com a legislatura passada, quando 154 deputados mudaram de sigla no mesmo intervalo de tempo (entre 1º de fevereiro de 2015 e 1º de abril de 2018).
Como ficou a composição da bancada paranaense na Câmara Federal
PSD – Leandre, Luisa Canziani, Luiz Nishimori, Sandro Alex, Sargento Fahur e Vermelho
PP – Christiane Yared, Osmar Serraglio, Pedro Lupion e Ricardo Barros
PT – Enio Verri, Gleisi Hoffmann e Zeca Dirceu
PL – Filipe Barros, Giacobo e Paulo Martins
União Brasil – Felipe Francischini e Ney Leprevost
Republicanos – Aroldo Martins e Diego Garcia
MDB – Hermes Parcianello e Sergio Souza
Pros – Aline Sleutjes e Toninho Wandscheer
PSDB – Valdir Rossoni
PDT – Gustavo Fruet
Cidadania- Rubens Bueno
PV – Aliel Machado
PSB – Luciano Ducci
Solidariedade – Luizão Goulart