Em 2021, Agência Senado teve 36 milhões de acessos

Agência Senado

Jefferson Rudy/Agência Senado - Movimento respondeu por cerca de 20% de todo o tráfego na página do Senado

Em 2021, o Portal Senado Notícias registrou 36,6 milhões de visualizações, uma média de mais de 100 mil acessos por dia, dos seus 18,4 milhões de usuários. O movimento respondeu por cerca de 20% de todo o tráfego na página do Senado Federal, que inclui os projetos de lei, e o acompanhamento das sessões e a participação popular.

Responsável pelo Portal, a Agência Senado, que faz 25 anos em 2022, também conseguiu ampliar a sua produção jornalística em 2021 — apesar das restrições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19 ao trabalho presencial e às atividades legislativas. Além de ter conseguido aumentar em 45% o número de itens publicados no Portal Senado Notícias, em comparação com 2020, a Agência inovou ao lançar novos formatos para publicação de conteúdo que pudessem atender ao interesse do público com informações instantâneas por meio do microblog e com a veiculação de webstories com temáticas especiais.

Houve também um aumento de mais de 100% na publicação de infomatérias, que são publicações mais aprofundadas sobre grandes temas em discussão no Legislativo. No total, foram 104 publicações, ante 50 veiculadas em 2020.

A equipe da Agência, que é responsável por fazer a cobertura das atividades institucionais e legislativas do Senado, mesmo estando em sua grande maioria em regime de teletrabalho, produziu e publicou 14,2 mil conteúdos informativos, entre matérias, posts e Senado Agora. Um aumento de 45% em relação a 2020, quando foram publicados 8,4 mil itens.

Os dez conteúdos da Agência mais lidos em 2021 — considerando apenas as matérias de texto e infomatérias — tiveram entre 114 mil e 323 mil visualizações. No topo das mais acessadas estão matérias relacionadas ao afastamento da gestante de trabalho presencial, a promulgação do salário mínimo de 2021 e o piso salarial para profissionais da enfermagem, todos disponíveis no Portal Senado Notícias, que publica diariamente matérias da equipe de repórteres, além de conteúdos produzidos pela TV e pela Rádio Senado.

A coordenadora-geral da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Senado, Luciana Rodrigues, explica que o volume de trabalho dos veículos institucionais sinaliza e acompanha a importância que as discussões políticas ganharam no dia a dia das redes durante a pandemia.