Franklin de Freitas – Dallagnol: procurador alega que nos últimos anos

Ex-coordenador da operação Lava Jato, o procurador Deltan Dallagnol anunciou hoje que está deixando o Ministério Público Federal depois de 18 anos de carreira no órgão. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Dallagnol alega que nos últimos anos, houveram muitos “retrocessos” no combate à corrupção, e diz acreditar que poderá “contribuir” mais com o País fora do MPF. O anúncio do procurador ocorre poucos dias antes da filiação do ex-juiz Sérgio Moro ao Podemos, marcada para o próximo dia 10, como potencial pré-candidato à Presidência da República.

No vídeo, Dallagnol afirma que a Lava Jato conseguiu “algo inédito no Brasil”, com a recuperação de “bilhões” desviados dos cofres públicos e a punição daquees “que nos roubam há décadas”. “Contudo, nos últimos anos nós passamos a sofrer muitos retrocessos no combate à corrupção. Nós vemos notícias cada vez piores sobre processos anulados, leis desfiguradas e corruptos alcançando a impunidade. A sensação é de que o que nós fizemos está sendo desfeito, e a impunidade dá uma carta branca para que quem nos rouba continue roubando”, alega o procurador. “Isso precisa parar. Esse momento difícil nos leva a fazer tudo o que está no nosso alcance e pelos meios democráticos para desfazer os retrocessos no combate à corrupção e restaurar a Justiça”, defendeu.

Dallagnol diz ainda que a decisão de sair do Ministério Público não foi fácil. “Contudo os nossos instrumentos de trabalho para alcançar a Justiça vêm sendo enfraquecidos, destruídos e nós temos sido impedidos de comunicar, envolver a sociedade nesse debate por meio da opinião e da crítica. Por isso agora creio que eu posso fazer mais pelo país fora do Ministério Público, lutando com mais liberdade pelas causas que eu acredito”.

O procurador não esclarece quais são seus planos fora do MPF. “Eu tenho várias ideias sobre como eu posso contribuir e serei capaz de avaliar, refletir e orar melhor sobre essas ideias depois que eu sair do Ministério Público. Assim que essas ideias se concretizarem em planos e ações eu vou compartilhar com vocês por aqui”, afirma.

Assista o vídeo abaixo: