Repub/divulgação – Luizão Goulart: partido diz que retirada de candidatura atende pedido do governador Ratinho Jr

A Executiva Estadual do Republicanos decidiu hoje retirar a candidatura do deputado federal e ex-prefeito de Pinhais (região metropolitana de Curitiba), Luizão Goulart à prefeitura de Curitiba. O partido alega que atendeu um pedido do governador Ratinho Júnior (PSD), que já havia retirado da disputa o deputado federal Ney Leprevost (PSD), sinalizando o apoio à reeleição do atual prefeito, Rafael Greca (DEM). Ontem, o PSB também anunciou a retirada da pré-candidatura do ex-prefeito e deputado federal Luciano Ducci. E amanhã, acontece a convenção do PDT, do ex-prefeito e deputado federal Gustavo Fruet, que estaria enfrentando dificuldades para garantir o apoio financeiro da direção nacional do partido para a campanha.

Luizão vinha organizando sua pré-candidatura e tinha como ponto forte a gestão bem avaliada no município vizinho da capital. Ele que governou Pinhais durante 8 anos, terminou o mandato com mais de 94% de aprovação. Apesar do bom momento e do fato doo Republicanos ter organizado uma chapa de vereadores completa, a legenda alega que “a boa relação com o governador Ratinho Junior influenciou na decisão”. 

Para o presidente estadual do Republicanos e secretário de Estado do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, a decisão foi coerente. “Vivemos um ano muito atípico, enfrentamos muitas dificuldades e por isso, entendemos que o momento pede uma certa cautela”, argumentou. “Sabemos que o Luizão é uma grande liderança e sem dúvidas teria condições de qualificar o debate em Curitiba, porém é preciso considerar essa aliança com o governo”, disse

Luizão Goulart que conquistou em Curitiba mais de 35 mil votos para deputado federal na última eleição havia anunciado oficialmente sua pré-candidatura em março desse ano. Segundo o partido, logo em seguida começou a pandemia e a programação de agendas foi prejudicada, embora a conjuntura local ainda apontasse uma tendência de crescimento da candidatura.

De acordo com o deputado, a intenção agora é continuar discutindo a cidade de Curitiba e liderar um trabalho de organização das campanhas nos municípios da Região Metropolitana. “Durante todo esse tempo, organizamos através da nossa equipe um amplo estudo sobre a cidade de Curitiba. Diagnosticamos muitas deficiências, constatamos realidades adversas, percorremos todos os bairros e chegamos à conclusão de que podemos sim transformar Curitiba numa grande metrópole”, destacou.

Luizão disse que lamenta não participar dessa campanha como candidato a prefeito, mas reforça que terá uma participação direta e efetiva em apoio às candidaturas a vereadores. “Ajudamos a organizar uma chapa de vereadores bem equilibrada e com muito potencial e nosso objetivo é de contribuir para ampliar a representatividade na Câmara Municipal”, afirmou.