O blogo-leitor Marcílio Nogueira pergunta: Por que a Gleisi tem que justificar a viagem? Por acaso foi feita com recursos públicos? Bom, eu diria que sim, já que o caixa do PT tem se confundido de forma escandalosa com os cofres públicos.
E por que Bolsa Bandido? Quer dizer que se eu for assaltado e for ressarcido eu sou bandido? Não entendi. O Bolsa Bandido é o efeito-origem não o efeito-fim, meu caro Marcílio. É a filosofia da petelhada. Afagar o crime (e o bandido) sob a justificativa da exclusão social, mascarar a escalada de violência, e compensar as vítimas com um bônus-desespero retirado dos cofres públicos. É ou não é uma solução esquizofrênica?
Além disso, a compensação do dano material é a expressão máxima do capitalismo. Para quem proclama o socialismo, feito o PT, é uma contradição e tanto, né não? Será outro exemplo de metamorfose ambulante? E escuta aqui, Marcílio, será que um trocadinho oferecido para compensar o dano material compensa a exposição à violência e os seus efeitos devastadores? Se tu concorda com a idéia, quem sou eu para reclamar.