Sem título
Foto: Eduardo Matysiak

Pai e filho, Roberto Requião e Requião Filho indicam que terão futuros partidários distintos. Enquanto o pai sinalizou que vai entrar na briga por candidatura própria do PT, o filho deu sinais claros que arruma as malas para ir para o PDT.

“Estou integrando uma chapa para eleição de delegados do PT de Curitiba. Quero evitar que o nosso partido descambe para direita e se transforme na frente da desesperança!”, publicou Requião no Twitter. Na semana passada, ele afirmou que estaria disposto a se candidatar a vereador pelo PT nas próximas eleições, desde que a deputada federal Gleisi Hoffmann fosse a candidata a prefeita. Gleisi, a deputada federal Carol Dartora, o deputado estadual Renato Freitas, o deputado federal Zeca Dirceu, estão entre os cotados para a candidatura à Prefeitura de Curitiba neste ano pelo PT Porém, a decisão deve ficar só para abril.

Em encontro no dia 2 de março, 24 integrantes do diretório votaram por uma aliança de oposição e 19 pela candidatura própria. Apesar do placar, a dúvida permanece porque para ser aprovada a proposta tem que ter pelo menos dois terços dos votos dos integrantes.

Com isso, a decisão ficou para abril, quando todos os filiados deverão ser consultados. A resistência ao apoio acontece porque o nome mais cotado para encabeçar a aliança de oposição é o deputado federal Luciano Ducci (PSB). Além de ter sido vice da administração de Beto Richa (PSDB), ele também votou a favor do impeachment da presidenta Dilma Roussef (PT) em 2016.

O caminho do Filho

O assessor do deputado estadual Requião Filho (PT), Rodrigo Cruz, por sua vez, assinou na tarde de segunda-feira (11) sua filiação no PDT de Colombo. Além do parlamentar, estiveram presentes no ato o Presidente Estadual do partido, Deputado Goura, além do Secretário Estadual do PDT, Rodrigo Ponce, o Vereador Nivaldo JNP, e a ex-prefeita Beti Pavin, e o ex-vice prefeito Pedro Ademir. Para Rodrigo Cruz, o PDT precisa resgatar suas origens em Colombo.

Mais um sinal da aproximação do deputado Requião Filho com o PDT de Goura, que vem sendo construída e se consolidando, nos últimos meses. Segundo a assessoria de Requião Filho, o parlamentar aguarda janela partidária para então definir seu rumo político no Estado.