O candidato a prefeito de Curitiba, Fernando Francischini (PSL), vai ingressar com uma ação na Justiça para ter acesso ao sistema interno de controle da pesquisa do Instituto Ibope, divulgada na noite desta terça-feira (6). A informação foi encaminhada pela assessoria de imprensa do candidato.
A intenção é fazer uma verificação técnica e uma fiscalização da coleta de dados, incluída a identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontar e conferir os dados publicados, preservando a identidade dos eleitores que responderam ao levantamento do Ibope.
Francischini afirma que vai requerer ainda à Justiça providências para, sendo constatada a divulgação de pesquisa fraudulenta, o processamento criminal com base na Lei das Eleições.
Pesquisa divulgada pelo Ibope nesta terça (6) aponta que o prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), tem 47% das intenções de voto para a prefeitura da Capital. Em segundo, aparece o deputado estadual e candidato do PSL, Fernando Francischini, com 6% e o deputado estadual e candidato do PDT, Goura, com 5%.
A deputada federal e candidata do PL, Christiane Yared, aparece em terceiro lugar, com 3%, empatada com o ex-deputado federal e candidato do MDB, João Arruda, também com 3%.