O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), garantiu ontem que nenhuma escola estadual será fechada sem que a questão seja amplamente debatida com as comunidades envolvidas. Romanelli admitiu, ainda, que houve “inabilidade” do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, que comunicou a diretores de escolas da Capital o fechamento de suas unidades, sem que a questão tivesse sido discutida previamente com pais, alunos e professores. As declarações foram dadas durante a sessão da Assembleia, que pelo segundo dia consecutivo, foi dominada pelo assunto.
O governo alega que está fazendo um estudo envolvendo 71 escolas, que deve ser concluído em novembro. E que as realocações envolvem escolas onde há baixa demanda por matrículas ou salas ociosas, além de unidades que estão em imóveis alugados que poderiam ser realocados.
“O governo não vai fechar escolas. Tem um estudo para debater com as comunidades escolares”, explicou o líder governista. Romanelli lembrou que o País vive uma crise econômica, e que por conta disso, muitas famílias devem transferir seus filhos de escolas particulares para o ensino público. “O Estado está se preparando para enfrentar esse drama”, disse, afirmando que a economia que será feita com as mudanças deve ser reinvestida na melhoria do sistema.
Leia a matéria completa no Bem Paraná