
O prefeito Rafael Greca recebeu, hoje, representantes da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Curitiba. No encontro, no Palácio 29 de Março, Greca pediu aos parlamentares petistas o apoio às demandas da capital junto ao Governo Federal, já feitas na semana passada ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para as áreas de mobilidade, esporte, saúde e educação.
Participaram do encontro os vereadores Ângelo Vanhoni, Professora Josete e Giorgia Prates e o secretário de Governo Municipal e presidente do IPPUC, Luiz Fernando Jamur. A reunião é preparatória de um encontro de membros do governo federal, que ocorrerá na sexta-feira (07), na Assembleia Legislativa do Paraná, para tratar destes temas.
Linha Verde
Entre as demandas de Curitiba junto ao governo federal estão a liberação dos recursos para a execução das obras de dois trechos da Linha Verde (trecho Norte e Contorno Sul), que já têm projetos executivos concluídos e encaminhamentos aprovados junto à União dentro do Programa PAC 2 – Pacto pela Mobilidade.
Também na área de mobilidade, é solicitado o aporte de recursos para o financiamento dos terminais de transporte Vila Oficinas, Capão da Imbuia e CIC, no itinerário do BRT Leste-Oeste, e os terminais Campina do Siqueira e Hauer, por onde irá circular o Inter 2. Esses terminais serão contrapartidas ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, contratado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o New Development Bank (NDB)
São intervenções públicas de grande porte, as maiores realizadas na história recente de Curitiba, com potencial para gerar mais de 70 mil empregos entre diretos, indiretos e induzidos ao longo dos próximos cinco anos.
Saúde
Também compõem a lista de pedidos de atenção do governo federal o aporte de recursos de convênios nas áreas da Saúde, do Esporte e Lazer e da Educação na capital paranaense.
Na Saúde, está a demanda do aporte de R$ 19 milhões para o custeio dos atendimentos de média e alta complexidade; verbas para manter atualizada frota do Samu, para ampliação dos atendimentos nos centros de especialidades odontológicas da cidade, atualização dos equipamentos e revitalização de unidades de saúde.
No Esporte, Lazer e Juventude, o município aguarda o repasse de recursos federais para a instalação de duas quadras de futebol sintético, em Santa Felicidade e na CIC.