Homem é preso em Curitiba acusado de participar de ataque à Polícia Federal de Brasília

Redação Bem Paraná

Sede da Polícia Federal em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) prendeu hoje em Curitiba, Helielton dos Santos, suspeito de participar do ataque à sede da Polícia Federal em Brasília (DF) em 12 de dezembro de 2022, dia da diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na época, partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir o prédio da PF após a prisão de José Acácio Serere Xavante, que se diz cacique do povo Xavante e que também está envolvido em atos antidemocráticos.

A prisão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre os atos antidemocráticos, no dia 4 de julho. O preso é suspeito de crimes contra o estado democrático de direto. De acordo com a polícia, Helielton teria sido filmado “portando e arremessando algo que se assemelha a uma barra de ferro” nas proximidades do prédio da PF na Capital Federal.

Segundo o mandado de prisão, “é possível verificar que o investigado esteve presente em manifestação anterior ocorrida na Esplanada dos Ministérios, segundo um rádio de comunicação e um instrumento do tipo soco inglês.