cmc
Câmara Municipal de Curitiba: (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Exatamente um terço dos vereadores de Curitiba já trocou ou confirmou que trocará de partido na atual janela partidária (que se abriu em 7 de março), tendo em vista a eleição municipal que se aproxima. Dos 38 parlamentares da capital paranaense, 12 já deixaram o partido ao qual estavam filiados, sendo que cinco deles já anunciaram novas filiações e outros sete seguem sem partido.

Para poder participar do próximo pleito, os vereadores que forem tentar a reeleição devem se filiar a uma nova sigla até o dia 5 de abril (uma sexta-feira), quando se encerra a janela partidária.

O primeiro parlamentar curitibano a confirmar que estava trocando de partido foi Ezequias Barros, que deixou o PMB (Partido da Mulher Brasileira) para se filiar ao PRD (Partido da Renovação Democrática), onde presidirá o diretório municipal da legenda.

Além disso, no último dia 12 houve uma verdadeira debandada de parlamentares do União Brasil: oito nomes anunciaram que estavam deixando a sigla, após um racha interno no partido – é que o deputado estadual Ney Leprevost deve sair candidato a prefeito de Curitiba, mas os parlamentares que se desligaram estariam mais alinhados com o grupo do atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel, que é pré-candidato a prefeito pelo PSD.

Entre esses oito parlamentares, apenas a Sargento Tânia Guerreiro já encontrou uma “nova casa”: ela se filiou ao Podemos. Já Rodrigo Reis, João da 5 Irmãos, Mauro Ignácio, Sabino Picolo, Serginho do Posto, Zezinho do Sabará e Toninho da Farmácia ainda não anunciaram a qual sigla se filiarão.

Já nos últimos dias, outras três mudanças foram confirmadas: Mauro Bobato saiu do Podemos para o Partido Progressista; Leonidas Dias foi do Solidariedade para o Podemos; e Marciano Alves deixou o Solidariedade para se filiar ao Republicanos.

Vereadores de Curitiba que trocaram de partido

Ezequias Barros – do PMB para o PRD

Rodrigo Reis – deixou o União Brasil e está, por ora, sem partido

João da 5 Irmãos – deixou o União Brasil e está, por ora, sem partido

Mauro Ignácio – deixou o União Brasil e está, por ora, sem partido

Sabino Picolo – deixou o União Brasil e está, por ora, sem partido

Sargento Tânia Guerreiro – do União Brasil para o Podemos

Serginho do Posto – deixou o União Brasil e está, por ora, sem partido

Zezinho Sabará – deixou o União Brasil e está, por ora, sem partido

Toninho da Farmácia – deixou o União Brasil e está, por ora, sem partido

Mauro Bobato – do Podemos para o PP

Leonidas Dias – do Solidariedade para o Podemos

Marciano Alves – do Solidariedade para o Republicanos