
O candidato do MDB à prefeitura de Curitiba, João Arruda, comemorou o resultado da pesquisa Ibope divulgada ontem, na qual ele aparece com 3% das intenções de voto, atrás do prefeito Rafael Greca (DEM), com 47%, e dos candidatos do PSL, Fernando Francischini, com 6% e do PDT, Goura, com 5%. Arruda lembra que a pequisa é primeira desde o registro dos candidatos na Justiça Eleitoral que não foi impugnada.
“Nós começamos com desvantagem, fomos a última candidatura confirmada pela convenção municipal, e antes disso não colocavam o meu nome nas pesquisas realizadas na fase de pré-campanha. Pelo menos agora no período eleitoral as instituições pesquisa são obrigadas a apresentarem todas as opções para o entrevistado”, disse.
O candidato, porém, foi crítico à metodologia adotada pela pesquisa, com número reduzido de entrevistados. “Onde já se viu poder estimar as intenções de voto com apenas 602 entrevistas, o própria margem de erro já coloca em cheque essa pesquisa”, afirmou. “O Ibope exclui todos os eleitores que não votaram na última eleição como se o fato da pessoa não ter votado na última eleição o impedisse de ser entrevistado, enquanto eleitor nesta eleição”, twittou Arruda.
A pesquisa Ibope foi registrada no dia 30 de setembro sob o número “PR-08260/2020” e foi contratada pela RPC a um custo de R$ 46.354,00. Foram entrevistados 602 eleitores de Curitiba entre 30 de setembro e 6 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.