Dálie Felberg/Alep – Francischini (PSL): objetivo da ação é fazer uma verificação técnica

A Justiça Eleitoral atendeu ao pedido da Coligação “Gente Em Primeiro Lugar”, do candidato do PSL à prefeitura de Curitiba, deputado estadual Fernando Francischini, para que o Ibope entregue os dados da pesquisa divulgada esta semana referente à corrida eleitoral na Capital paranaense. A decisão favorável foi da juíza Melissa de Azevedo Olivas, da 178ª Zona Eleitoral. O objetivo da ação é fazer uma verificação técnica, conferir os dados publicados, preservando a identidade dos eleitores que responderam ao levantamento do Ibope.

Caso seja constatada a divulgação de pesquisa fraudulenta, Francischini vai requerer o processamento criminal, com base na Lei das Eleições.

Após a intimação, o Ibope tem dois dias para fornecer os dados requeridos. O não cumprimento da decisão constitui crime, punível com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo prazo, e multa.

Pesquisa Ibope divulgada na quarta-feira aponta que o prefeito e candidato à reeleição, Rafael Greca (DEM), tem 47% das intenções de voto para a prefeitura da Capital. Em segundo, aparece o candidato do PSL, Fernando Francischini, com 6% e o deputado estadual e candidato do PDT, Goura, com 5%.

A pesquisa foi encomendada pela RPC. O número de registro do levantamento é PR-08260/2020. Foram ouvidos 602 eleitores entre domingo e hoje. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais, para mais ou para menos.