Política em Debate Confusão de nomes

Marcha pela Diversidade ou Parada da Diversidade? Confusão marca projeto que declara evento Patrimônio Cultural de Curitiba

Política em Debate
parada

Parada da Diversidade de Curitiba (Foto: Gabriel Bukalowski)

Uma verdadeira confusão de nomes marcou a apresentação de um projeto de lei que pretende tornar a Parada da Diversidade LGBTI+ um Patrimônio Cultural e Imaterial de Curitiba.

É que o texto legal, proposto pela vereadora Maria Letícia (PV), declara como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município a “Marcha pela Diversidade”. A justificativa do projeto de lei, por sua vez, faz referência a outro evento: a Parada da Diversidade LGBT de Curitiba.

Em contato com a jornalista Martha Feldes, parceira do Bem Paraná, a equipe da vereadora Maria Letícia informou que o projeto de lei já apresentado será apenas atualizado, com a correção da indicação sobre a homenagem, que será dada à Parada da Diversidade.

A reportagem publicada ontem no blog, por sua vez, foi atualizada, uma vez que também citava que seria homenageada a Marcha pela Diversidade.

Entenda a confusão com o nome da Parada da Diversidade

A Parada da Diversidade LGBTI+ de Curitiba é uma manifestação que ocorre desde 1997 na Capital e atualmente é organizado pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD). Neste ano, inclusive, a 23ª edição do evento está marcada para ocorrer no dia 25 de agosto.

Já a Marcha pela Diversidade de Curitiba é outro evento, de comemoração e de luta pelo mês do orgulho, que é junho. Neste ano, por exemplo, o evento ocorreu no dia 30 de junho (um domingo) e está em sua 7ª edição, sendo realizado desde 2016.

No projeto de lei apresentado na Câmara Municipal, contudo, houve uma confusão de nomes.

No texto legal, a homenagem foi proposta em nome da Marcha pela Diversidade. Na justificativa do projeto de lei, contudo, percebe-se que a intenção, na realidade, era de homenagear a Parada da Diversidade, devido às referências sobre o ano de criação do evento e aos seus organizadores.