Nova pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Curitiba é registrada na Justiça Eleitoral

Levantamento, que começou a ser feito hoje, entrevistará 1.200 eleitores da capital paranaense e será divulgado na próxima segunda-feira (22 de abril)

Política em Debate
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL URNA ELETRONICA URNAS ELETRONICAS

2024 é ano de eleição municipal em todo o Brasil (Foto: Franklin de Freitas/ Arquivo Bem Paraná)

Uma nova pesquisa eleitoral avaliando o cenário na disputa pelo cargo de prefeito de Curitiba será divulgada na próxima segunda-feira (22 de abril). Ontem, o Instituto Opinião registrou na Justiça Eleitoral o novo levantamento, que entrevistará 1.200 eleitores curitibanos entre hoje (17) e sexta-feira (19).

Conforme o questionário a ser apresentado aos entrevistados, o estudo avaliará a intenção de voto espontânea dos curitibanos (quando o eleitor escolhe um nome livremente, sem lhe ser apresentada qualquer opção) e também analisará três possíveis cenários para uma disputa em primeiro turno, questionando ainda sobre a rejeição dos pré-candidatos a prefeito (“em quem você jamais votaria?”).

Trecho do questionário a ser aplicado a uma amostra de eleitores curitibanos

Em outras três perguntas, a avaliação sobre embates diretos (que podem ocorrer num segundo turno, por exemplo), com as seguintes disputas: Luciano Ducci x Ney Leprevost; Eduardo Pimentel x Luciano Ducci; e Eduardo Pimentel x Ney Leprevost.

Além disso, os eleitores também serão questionados sobre o potencial de transferência de voto pelo apoio de lideranças políticas como o prefeito Rafael Greca, o governador Ratinho Júnior e o presidente Lula aos pré-candidatos a prefeito, além de se avaliar como os curitibanos consideram os governos municipal, estadual e federal (aprova ou desaprova; e ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo).

Registro da pesquisa na Justiça Eleitoral foi feito ontem (16 de abril)