Números e potencial de crescimento dão vantagem ao presidente da Assembleia

Redação Bem Paraná
alexandre curi código de ética assembleia apresentação

Alexandre Curi (Foto: Orlando Kissner/Alep)

O apoio do governador Ratinho Junior (PSD) muda a correlação de forças na disputa eleitoral do ano que vem, como ficou explícito na pesquisa divulgada nesta terça-feira (8) pela Paraná Pesquisas. Sergio Moro (União), quando confrontado com nomes apoiados pelo governador, já não está mais em uma situação confortável.

Mas, de dentro do Palácio Iguaçu, um atento observador do quadro aponta sem medo de errar: Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, tem números melhores que Guto Silva, o outro postulante citado como possível apoiado por Ratinho.

E isso já começa nos cenários de primeiro turno. Quando a pesquisa colocou Guto Silva no questionário, cenário 1, ele aparece com 5,2%. Com os mesmos adversários (Moro, Beto Richa, Requião Filho e Enio Verri), no cenário 2, Alexandre Curi faz 9,5%.

Nos cenários de segundo turno, Alexandre Curi também se sai melhor. Contra Moro, ele tem 25,3% e Guto Silva tem 16,9%. Quando os dois são apresentados “com o apoio do governador Ratinho Junior”, Curi sobe para 37,8%, contra 48,7% de Moro; e Guto Silva vai a 35,2% contra 48,8% de Moro.

Além disso, segundo esse observador, é preciso considerar o alto potencial de crescimento de Alexandre Curi em todas as regiões do estado, por seu trabalho como deputado municipalista e a partir deste ano como presidente do Legislativo estadual.