Oposição muda liderança e governo mantém líder na Câmara Municipal de Curitiba

Professora Josete (PT) assume a liderança da oposição e Tico Kuzma (PSD) segue na liderança do governo na Câmara de Vereadores

por Fernanda Foggiato, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC)
josete

No quinto mandato de vereadora de Curitiba, Professora Josete, do PT, é a nova líder da oposição. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Os blocos e as bancadas na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) definiram suas lideranças para o próximo semestre. Professora Josete (PT) substituiu Angelo Vanhoni (PT) como líder da oposição. Já Tico Kuzma (PSD) segue na liderança do governo, função assumida há um ano, após a saída de Pier Petruzziello (PP).

Na oposição, Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) passa da segunda para a primeira-vice-liderança. Vanhoni, de líder para a função de segundo-vice-líder da oposição (042.00012.2024). Assim como Kuzma, Bruno Pessuti (Pode) e Sabino Picolo (União) seguem como o primeiro e o segundo-vice-líderes. Pessuti foi quem substitui Kuzma durante licença médica, em setembro de 2023.

Rodrigo Reis segue à frente da maior bancada na Câmara de Curitiba, do partido União Brasil, que possui oito membros e não forma bloco com outras legendas. Já as vices lideranças da bancada foram alteradas: João da 5 Irmãos substitui Toninho da Farmácia como primeiro-vice-líder. Antes vaga, a segunda vice-liderança ficou com Sabino Picolo (042.00019.2024). A janela partidária vai de 7 de março a 5 de abril.

Os líderes atuam como porta-vozes de seus grupos políticos na Câmara de Curitiba. Também cabe a eles encaminhar o posicionamento em votações. Conforme o Regimento Interno da CMC, indicações precisam ser feitas à Mesa Diretora no início de cada sessão legislativa, por cada bloco parlamentar, bancada partidária e federação.

O Colégio de Líderes é formado pelos líderes de partidos e de federação caso não integrem bloco; pelos líderes de blocos parlamentares; e pelos líderes do governo e da oposição (os quais têm direito à voz, mas não têm direito a voto)Saiba mais sobre o Colégio de Líderes e confira, aqui, as demais lideranças de blocos, de bancadas e da federação em funcionamento na CMC.

Blocos parlamentares da Câmara de Curitiba

A Câmara de Curitiba manteve os número de seis blocos do fim do ano passado, mas houve mudanças. A primeira delas, de caráter técnico, já que Sidnei Toaldo formalizou a mudança para o Partido Renovação Democrática (PRD), após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovar a fusão do Patriota, do qual ele fazia parte, com o PTB. Com isso, o bloco PDT/Patriota passou a se chamar PDT/PRD.

A segunda alteração é que o Cidadania, do vereador Herivelto Oliveira, deixou o bloco antes formado com o Novo e o Solidariedade. O partido agora faz parte do bloco parlamentar PSD/PSB/Cidadania (419.00001.2024). Regimentalmente, os partido não podem mudar mais de uma vez de bloco no mesmo semestre.