Paranaense, primeira-dama Janja deve ter papel fundamental em campanhas do PT nas eleições municipais

Política em Debate
janja e lula

Janja ao lado de Lula em evento do governo federal, em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Paranaense de União da Vitória, na região sul do estado, a primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, deve aparecer na linha de frente das campanhas femininas do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais.

Segundo reportagm do portal UOL, assinada pelo jornalista Lucas Borges Teixeira, Janja deve viajar pelo país em pré-campanha, ajudando principalmente candidatas em capitais e cidades-chave que tenham uma mulher como cabeça de chapa. A proposta deve ser debatida na próxima terça-feira (19), quando haverá um encontro virtual “Mulheres do PT”.

A ideia é que a primeira-dama participe de comícios e vídeo, tanto ao lado do marido, o presidente Lula, como sozinha. O intuito é buscar mais engajamento da militância, além de ampliação do diálogo com o eleitorado feminino e jovem.

Filiada ao PT desde a juventude, Janja é socióloga e ativista social. Ela e Lula, por sua vez, já se conheciam desde a década de 1990, mas começaram a se aproximar no final de 2017, durante um evento do MST no interior de São Paulo, segundo a própria relatou em entrevista ao Fantástico. Depois, durante a prisão de Lula em Curitiba, ela começou a visitá-lo e também começaram a trocar cartas. Já em 2022, durante a pré-campanha de Lula à presidência, eles se casaram, em São Paulo.