
O candidato do PL ao Senado, deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL) – que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), e do governador Ratinho Junior (PSD), lidera ranking do Índice de Exposição Digital entre os concorrentes ao cargo no Estado. .Ele ultrapassou o ex-juiz e candidato Sérgio Moro (Uniao Brasil), que liderava o último levantamento.
De acordo com o levantamento, feito entre os dias 26 de agosto e 9 de setembro, Paulo Martins atingiu 27.7 pontos, enquanto o segundo colocado, Sergio Moro, ficou com 25.9 pontos, seguido por Álvaro Dias (Podemos) com 6.6 pontos.
O período em que a análise foi feita coincide com o aquecimento da campanha eleitoral, a primeira visita de Bolsonaro ao Estado pedindo votos a Martins e o apoio mais explícito de Ratinho Junior (PSD) à candidatura. Além disso, houve as manifestações de 7 de setembro nesse intervalo.
O Índice de Exposição Digital (IED) monitora o desempenho de políticos no ambiente digital, através da comparação de diferentes dados produzidos por pessoas e instituições. Entram redes sociais, exposição em notícias, youtube e sites de buscas. As informações sobre os candidatos ao Senado pelo Paraná são coletadas a cada 15 dias. Para Paulo Martins,esse é o reflexo do que ele tem visto nas andanças pelo Paraná: “Normalmente, as pessoas decidem o voto para senador nessa reta final. E as pessoas estão me conhecendo, buscando informações. E quando conhecem melhor os meus projetos, quem me apoia, fica claro que estamos muito fortes na corrida eleitoral”, avalia.