Pensando em prefeitura de uma das principais cidades do Paraná, deputado estadual anuncia troca de partido

Marcio Pacheco ainda não confirmou a qual sigla se filiará, mas destacou que segue firme com sua pré-candidatura à Prefeitura de Cascavel

Política em Debate
MarcioPacheco_entrevistaRadio

Marcio Pacheco, pré-candidato a prefeito de Cascavel (Foto: Divulgação/ Assessoria parlamentar)

O deputado estadual Marcio Pacheco, pré-candidato a prefeito de Cascavel, no oeste do Paraná, anunciou nesta terça-feira (30 de janeiro) que está trocando de partido. Em entrevistas a dois programs de rádios de Cascavel, ele confirmou que está se desfiliando do Republicanos e que disputará o pleito de 2024 por uma outra sigla – embora ainda não tenha confirmado por qual será.

Ao participar de dois programas de entrevistas em rádios de Cascavel, o parlamentar reforçou agradecimentos ao presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e também ao presidente da sigla no Paraná, o empresário Marcelo Almeida. “Não há como não reconhecer a grandeza do entendimento e da ação de ambos em viabilizar a carta de anuência permitindo a consolidação do nosso projeto, da pré-candidatura a prefeito de Cascavel”, disse Pacheco.

Em tom conciliador, o pré-candidato falou do bom relacionamento com Paranhos, com o governador Ratinho Junior e, também, destacou o bom relacionamento com os deputados Gugu Bueno e Batatinha na Assembleia Legislativa. Dentre outras lideranças bem votadas no pleito de 2022, Pacheco mencionou com deferência o Deputado Nelsinho Padovani, suas posturas e trabalho.

Pacheco falou que acredita na possibilidade de conquistar o apoio dessas lideranças e, assim, formar um grande grupo que poderia viabilizar uma vitória já no primeiro turno. “Estou muito feliz e quero agradecer pelos cumprimentos, sorrisos, acolhimentos e apoios que diariamente recebo de cascavelenses de todas as idades, de todas as classes sociais, em todas as regiões da cidade, em cada residência ou comércio que tenho ido”, disse.

Além de agradecimentos às executivas nacional e estadual do Republicanos, o parlamentar registrou respeito e o bom diálogo com o secretário estadual de indústria e comércio, membro da executiva nacional do Progressistas, Ricardo Barros. Dilceu Sperafico, Evandro Roman, Inês de Paula e Valdinei Silva também foram citados com deferência, bem como o prefeito, o vice e o presidente do legislativo municipal de Cascavel.

Troca de partido garantida

O deputado estadual Marcio Pacheco recebeu na última terça-feira (23) a carta de Anuência para desfiliação do Partido Republicanos. O documento, assinado pelo Presidente Nacional do partido, Marcos Pereira, frisa que a sigla não utilizará das prerrogativas da Resolução-TSE nº 22.610/2007, que trata da fidelidade partidária. Ou seja, o documento permite e autoriza a migração do Parlamentar para outro partido, sem qualquer prejuízo político partidário, garantindo assim a manutenção do atual mandato de deputado estadual exercido pelo cascavelense Marcio Pacheco na Assembleia Legislativa do Paraná.

Na prática, Marcio Pacheco tem agora a garantia e a segurança jurídica para ser candidato a Prefeito de Cascavel nas eleições deste ano por um outro partido, além de não ter o risco de perda do seu atual Mandato de Deputado Estadual, conforme previsão para migração partidária constante no parágrafo 6º do artigo 17 da Constituição Federal (como consta na Carta de Anuência assinada pelo Presidente Nacional do Republicanos).

Além da assinatura do Presidente Nacional do Partido Republicanos, Marcos Pereira, o documento também tem a assinatura do Secretário Nacional da sigla, Demostenes Félix Rodrigues.

A emissão da carta de anuência contou com o consentimento do presidente do Republicanos no Paraná, Marcelo Almeida.