Eduardo Pimentel (PSD): Foto: Geraldo Bubniak

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), foi nomeado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) como o novo secretário de Estado das Cidades. O decreto de nomeação foi publicado em Diário Oficial hoje. “A orientação do governador é levar aos demais cidades do Paraná as boas ações que deram certo em Curitiba, que ajudaram a consolidar nossa capital como a mais inteligente do Brasil”, afirmou.

Pimentel é administrador com especialização em Cidades Inteligentes. Já foi secretário de Obras Públicas de Curitiba. “Venho do Executivo municipal e conheço as dificuldades dos prefeitos, principalmente, dos menores municípios. Quero, com diálogo, fortalecer a boa relação do Estado com as Prefeituras mantendo sempre aberta as portas do meu gabinete aos prefeitos do Paraná”, disse.

O vice-prefeito agradeceu o apoio e destacou a parceria com o prefeito Rafael Greca (PSD). De acordo com ele, entre as prioridades para o início do ano, estão o fortalecimento dos projetos metropolitanos nas áreas de transporte público, habitação e infraestrutura. “A Grande Curitiba é uma só e precisa ser tratada como uma grande cidade”, defendeu.

Greca disse que durante o segundo mandato do governador trabalhará junto ao governo estadual por investimentos na malha ferroviária da capital e da região metropolitana. “A Região Metropolitana de Curitiba é especialmente um grande polo de cultura, inovação, tecnologia e que precisa vencer todos os desafios, inclusive ter uma malha ferroviária metropolitana. E é neste sentido que eu vou trabalhar junto com o Eduardo Pimentel”, afirmou.

Entre as atribuições da Secretaria das Cidades estará a Paraná Cidade, a Cohapar, a Paraná Edificações, o Concidades e a Agência de Assuntos Metropolitanos. Durante o primeiro mandato do governador Ratinho Junior foram investidos quase R$ 4 bilhões em obras de mobilidade e infraestrutura urbana nos municípios paranaenses. Foram mais de cinco mil ações em diversas áreas, como a construção escolas, de unidades de saúde, teatros, barracões industriais e pavimentação de vias urbanas.