Promotora de Justiça do Paraná disputa vaga no STJ

Ao todo, são 41 nomes indicados pelo MP, sendo, destes, 13 mulheres. Pelos TRFs, foram enviados 17 nomes, sendo cinco mulheres.

Redação Bem Paraná

Marcello Casal Junior/Agência Brasil

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu na última sexta (15) a lista de candidatos às duas vagas abertas na Corte: a do Ministério Público e a dos Tribunais Regionais Federais. As vagas foram abertas por causa das aposentadorias das ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães. Ao todo, são 41 nomes indicados pelo MP, sendo, destes, 13 mulheres. Pelos TRFs, foram enviados 17 nomes, sendo cinco mulheres. Há uma paranaense na disputa: a promotora de Justiça Maria Aparecida Mello da Silva Losso, do Ministério Público do Paraná (MPPR).

Após a definição das duas listas tríplices, uma da vaga do MP e outra do TRF, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a indicação dos dois nomes para compor o STJ. Depois, os nomes são encaminhado ao Senado Federal para realização da sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, os indicados são nomeados e empossados como ministros do STJ.