
Movimentos populares, centrais sindicais e entidades filiadas à CUT preparam um dia nacional de mobilização contra o presidente Jair Bolsonaro em diversas cidades do Brasil, no próximo sábado (9), contra a carestia, o aumento dos preços dos alimentos, dos combustíveis e do gás, a fome e o desemprego. O evento está confirmado em quatro cidades do Paraná.
Na capitalcapital paranaense, o ato irá ocorrer na Praça Generoso Marques, com concentração às 14h30. Em Cascavel será m frente a Catedral, às 9 horas, em Umuarama, na Praça Arthur Thomas, às 10 horas, e em Foz do Iguaçu, na Praça da Bíblia às 18 horas.
Para a professora e secretária de Relação com os Movimentos Sociais da CUT, Janeslei Albuquerque, ir às ruas neste sábado é fundamental para “enfatizar que a destruição” do país é cupa de Bolsonaro.
Confira onde já tem atos confirmados:
Bahia
Salvador – Concentração no Campo Grande, 14h
Interior
Itabuna – Praça Adami, 9h
Feira de Santana – Estacionamento em frente à prefeitura, 8h30
Ceará
O ato em Fortaleza será às 15h, na Praça Portugal
Distrito Federal
Brasília – Museu da República, 16h
Goiás
Em Goiânia, a concentração será às 16h na Praça do Trabalhador.
Minas Gerais
Em Belo Horizonte, ato será na- Praça Afonso Arinos, ás 9h30.
Interior
Barbacena – Praça São Sebastião, 8h30
Juiz de Fora – Parque Halfel, 10h
Montes Claros – Mercado Municipal, 8h
Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande, a concentração do ato será Avenida Afonso Pena esquina com a Rua 14 de Julho, às 9h.
Maranhão
São Luís – Praça João Lisboa, 9h
Interior
Imperatriz – Calçadão, Centro, 9h
Santa Inês – Praça das Laranjeiras, 8h
Paraná
Em Curitiba, capital paranaense, o ato irá ocorrer na Praça Generoso Marques, com concentração às 14h30.
Interior
Cascavel – Em frente a Catedral, 9h
Umuarama – Praça Arthur Thomas, 10h
Foz do Iguaçu – Praça da Bíblia, 18h
Pernambuco
Em Recife, capital pernambucana, a concentração ocorrerá no Parque Treze de Maio, Rua Santa Isabel, a partir das 09h. O final da caminhada será na Praça do Carmo.
Piauí
Em Teresina, o ato será na Praça da Liberdade, ás 8h.
Rio Grande do Norte
Em Natal, capital do estado, ato será às 8h30, na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim.
Rio Grande do Sul
Na capital gaúcha haverá concentração, às 15h, no Largo Glênio Peres, seguido de caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares, com a participação de trabalhadores, trabalhadoras, estudantes, desempregados, donas de casa e população em geral.
Interior
Novo Hamburgo – Praça do Imigrante, 10h
Pelotas – Mercado Público, 10h
Santa Maria – Praça Saldanha Marinho, 14h
Rio de Janeiro
No Rio, a concentração começa às 10h, na Candelária e caminhada até a Cinelândia.
Interior
Campo dos Goytacazes – UFF Campos, 9h
Santa Catarina
Em Florianópolis, ato será no Largo da Alfândega, às 9h.
Interior
Joinville – Praça da Bandeira, 14h
São Paulo
Na capital paulista, a manifestação está prevista para ocorrer na Praça da República, no centro, com concentração a partir das 14h.
Interior
Botucatu – Praça do Bosque, 14h
Jaguariúna – Campinas Largo do Rosário, 9h
Marília – Praça da Ilha, em frente a Galeria Atenas, 9h30
Osasco – Estação de Osasco, 12h30
Ribeirão Preto – Esplanada Theatro Pedro II, 9h
Estação da Cidadania, Av. Ana Costa 340, 16h
São Vicente – Praça Barão, 10h
Sergipe
Em Aracaju, o ato será na Praça Eventos do Mecardo, no central da capita sergipana, às 8h.