O Ranking dos Políticos realiza no próximo 8 de dezembro a Premiação Anual 2021, com entrega de prêmio de reconhecimento aos melhores parlamentares de cada estado do Brasil, bem como aos melhores deputados federais e senadores ranqueados no portal www.politicos.org.br. Serão premiados os parlamentares que ao longo deste ano ficaram com nota acima de 7,0, na categoria “Bom Parlamentar”, além dos 30 melhores Deputados e 07 melhores Senadores, totalizando 200 Parlamentares brasileiros.

O Ranking é uma iniciativa da sociedade civil organizada que avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os do melhor para o pior, de acordo com três critérios objetivos: combate aos privilégios, ao desperdício e à corrupção no poder público.

No quesito combate ao desperdício, é avaliada a forma como o parlamentar utiliza os recursos de gabinete. Já o critério combate à corrupção leva em conta toda a vida judicial do parlamentar, no direito público, com pesos diferentes para parlamentares sem condenação ou com condenações em 1ª, 2 ª ou 3ª instâncias. Por fim, o critério combate aos privilégios tem maior peso e considera a forma como o parlamentar vota as matérias de grande importância para o desenvolvimento do Brasil – alguns exemplos de pautas que foram ranqueadas em 2021 são BR do Mar, Marco das Ferrovias e MP de Melhoria do Ambiente de Negócios.

O Ranking dos Políticos foi desenvolvido em 2013 por pessoas comuns, sem ligação com nenhum partido político ou grupo econômico. “A premiação anual é uma forma de valorizar e incentivar os bons parlamentares a seguirem no caminho certo. Separamos o joio do trigo no Congresso Nacional. Nosso objetivo e fomentar e divulgar as boas práticas no parlamento brasileiro”, afirma o fundador do Ranking, Alexandre Ostrowiecki.