A Rede Sustentabilidade anunciou a pré-candidatura do professor universitário Eloy Casagrande, à prefeitura de Curitiba. O vice é Michel Urânia.
Casagrande é PhD em Engenharia de Recursos Minerais e Meio Ambiente pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, tem 61 anos, casado com Patricia Peralta, PhD em Ecologia da Paisagem pela mesma universidade e tem um filho de 21 anos, Daniel. Nasceu no bairro do Cristo Rei e morou dez anos em diferentes países da Europa, podendo ter seguido sua carreira no exterior, porém, afirma que decidiu voltar “para poder contribuir com a sua cidade”. Já em 2016, concorreu como candidato a vereador para a Câmara Municipal de Curitiba e foi o mais votado da Rede.
O pré-candidato diz que tem atuado propondo soluções que integrem a universidade, as comunidades e as empresas. Por esta atuação, ganhou seis prêmios, sendo um dos mais importantes oferecido pela ONU no projeto do Escritório Verde, uma edificação erguida com diversas tecnologias e materiais sustentáveis, “servindo de exemplo de construção eficiente, sem agredir o meio ambiente e não custando muito mais caro”, diz o partido. Segundo a legenda, é o primeiro projeto com energia solar fotovoltaica conectada à rede elétrica no Paraná e que funciona há oito anos, provando os ganhos econômicos e ambientais desta tecnologia. “Vivemos um novo momento. É necessária uma mudança na cidade que inclua todas as pessoas. Propomos um outro olhar, mais criativo, inovador e tecnológico e que respeite o meio ambiente”, afirma Casagrande.