Audiências públicas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) debatem, nesta semana, a situação das finanças e da saúde pública da cidade, com espaço para perguntas dos vereadores e da população. Na sessão de terça-feira (22), o Legislativo receberá a gestora local do Sistema Único de Saúde (SUS), Márcia Huçulak. Na manhã de quarta (23), o balanço será apresentado pelo secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz.
Sob a coordenação da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte, a audiência pública da gestão do SUS de Curitiba terá a apresentação dos indicadores do terceiro e último quadrimestre de 2021 (de setembro a dezembro). Desde 2020, no entanto, o foco das discussões tem sido a pandemia da covid-19.
Em setembro passado, a secretária municipal da Saúde respondeu a 56 perguntas, sobre temas diversos, como a flexibilização de medidas restritivas e a reabertura de unidades básicas de saúde. Huçulak também fez novo alerta à baixa cobertura vacinal de outras doenças, a exemplo das imunizações contra a gripe e o sarampo.
Audiência de Finanças
Coordenada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, a atividade da próxima quarta será a estreia de Hotz na condução de audiência de prestação de contas no Legislativo. Ele substituiu, em novembro passado, Vitor Puppi, secretário responsável pelo pacote de ajuste fiscal de 2017, conhecido como Plano de Recuperação.
Na apresentação do último balanço, no final de setembro, Puppi se mostrou animado com a arrecadação própria da capital nos oito primeiros meses. “Das 20 maiores atividades econômicas de Curitiba, apenas 4 estão abaixo do que estavam em janeiro de 2020: estacionamentos, hospedagem e turismo, diversões e lazer e serviços rodoviários”, disse. Entre outros temas, ele ainda defendeu o regime emergencial do transporte coletivo, que termina em fevereiro.
Na próxima quarta, quem também prestará contas à cidade é a Câmara de Curitiba. O relatório, com indicadores da execução orçamentária e da gestão fiscal no último quadrimestre de 2021, será apresentado pela diretora contábil-financeira da Casa, Aline Bogo (confira aqui como foi a última atividade).