A candidata do PL à prefeitura de Curitiba, deputada federal Christiane Yared, pretende usar as creches particulares para zerar a demanda por vagas no ensino infantil da Capital paranaense. “Vamos fechar parcerias com as creches particulares, que oferecerão vagas a um preço compatível com a realidade e serão remuneradas pela Prefeitura”, explica Yared.
A inovação, segundo ela, vai possibilitar aos pais matricularem suas crianças numa creche perto de casa ou do trabalho. “A gente vê que não temos o número de vagas que devem ser ofertadas. A solução é construir mais CMEIs? Não, pois custa caro e a cada construção que faço eu onero as contas, o que é ruim especialmente nesse momento de queda na arrecadação. Então vamos aproveitar a estrutura das creches particulares. Assim atendemos às crianças imediatamente e ao mesmo tempo apoiamos um dos setores mais abalados pela epidemia”, diz a candidata. “O momento é de enxugar a máquina pública. Vamos otimizar os investimentos, gerando mais vagas e gastando menos”, argumenta ela.
Recolocar Curitiba no primeiro lugar entre as capitais brasileiras é o principal desafio proposto pelo Programa de Governo da coligação de Yared para a Educação. Curitiba já foi a primeira entre as capitais, mas dados liberados pelo governo federal nesse mês de setembro apontam que agora estamos em quarto lugar nesse ranking do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, atrás de Teresina (PI), Rio Branco (AC) e Palmas (TO).
A nota dos estudantes curitibanos no Ideb melhorou de 6,4 para 6,5 nas séries iniciais, mas não avançou nos anos finais do ensino fundamental, mantendo-se em 5,2, segundo a candidata. Outras capitais melhoraram mais e ultrapassaram Curitiba no ranking nacional, alega.
Para melhorar o desempenho escolar, a gestão da candidata do PL pretende aprimorar o treinamento de professores, adequar a oferta de vagas e revisar os planos de carreira dos servidores, estimulando a qualificação progressiva.