
Há cerca de 15 anos, a Biamar Malhas, fundada em 1986 em Farroupilha (RS), tem adotado
a estratégia de antecipar seu grande lançamento de inverno para o mês de janeiro, com foco
no seu público-alvo: os lojistas. No último dia 6, essa abordagem se concretizou mais uma
vez, com a apresentação da nova coleção para a estação em sua sede. O evento ofereceu
diversas experiências e vantagens exclusivas para compradores da região Sul do Brasil,
principal mercado da marca. Em 2024, as vendas realizadas no mês de janeiro
representaram cerca de 20% do faturamento anual. Para 2025, a meta é aumentar esse
percentual para 25%.
Segundo Suélen Biazoli, gerente de criatividade e comunicação da Biamar, a sólida
reputação da marca é o principal impulsionador para superar o desafio de vender produtos
nesta época do ano, com resultados que crescem a cada ano. Apenas na primeira semana de
lançamento, a loja situada na sede da empresa recebeu cerca de 2 mil visitantes. “Antes
dessa estratégia, as vendas do mês de janeiro eram quase negativas e, atualmente, é o
nosso principal mês. Se analisarmos, nesse período os lojistas já estão promovendo as
liquidações das coleções de verão e, por isso, ficam ansiosos por novidades para a próxima
temporada. ”, destaca a gestora.
Neste grande lançamento realizado em janeiro, a Biamar oferece vantagens que
praticamente “financiam o cliente”. Os lojistas podem iniciar o pagamento a partir de maio,
com possibilidade de parcelamento até setembro, ou seja, quase metade do ano para
comercializar os produtos antes de começar a quitar as compras.
O movimento intenso no início do ano também é resultado do trabalho de relacionamento
que a Biamar vem desenvolvendo ao longo dos anos. Um exemplo disso é a parceria com
guias de turismo comercial, responsáveis por levar os clientes lojistas até a sede. Já em
novembro, a equipe da empresa visita pessoalmente cada guia, convidando-os para o
grande lançamento de janeiro. No último ano, foram percorridos 14.000 quilômetros para
garantir a presença de todos nesse importante evento.
Com o aquecimento das vendas de inverno já no primeiro mês, a Biamar adota uma
estratégia bem estruturada para atender à demanda ao longo do ano. Com uma produção
100% realizada in loco, a empresa mantém um planejamento eficiente para reposição de
produtos conforme as vendas avançam. Além disso, investe no desenvolvimento de coleções
cápsulas diversificadas, com itens variados em composições e finuras distintas. “Nosso mix
de produtos é extremamente amplo, o que impacta significativamente na oferta disponível
para os clientes”, complementa Suélen.
Expectativas para o ano de 2025
Atualmente, a Biamar atende principalmente a região Sul do Brasil, que enfrentou
adversidades no último ano, impactando diversos negócios. Segundo Itacir Ari Marmentini,
sócio proprietário da malharia, havia um receio inicial sobre como seria o desempenho do
lançamento de inverno, mas o resultado surpreendeu de forma positiva. “Os clientes
chegaram à loja com a mentalidade de que é preciso nos movimentarmos com positividade
para construir um ano melhor e de que somos capazes de superar qualquer desafio”, afirma
o diretor, que divide a sociedade do grupo Biamar com sua irmã, Devilda Marmentini
Biazoli, e o cunhado, Segundo Biazoli.
Para 2025, a Biamar projeta um crescimento de vendas em torno de 10% e planeja investir
aproximadamente R$ 5 milhões em novas tecnologias. O objetivo é aprimorar a produção,
melhorar o ambiente de trabalho e trazer inovações ao mercado. “Nossas equipes estão em
constante atualização por meio de cursos e estudos. Buscamos continuamente o que há de
mais avançado no mercado global, em termos de teares e outros maquinários. Essas
novidades irão otimizar processos, torná-los ainda mais sustentáveis e modernos, além de
possibilitar o desenvolvimento de novos produtos e itens exclusivos”, destaca Itacir.
Sobre a Biamar
Nascida no Rio Grande do Sul. Criada para ganhar o mundo.
Resultado da união das famílias Biazoli e Marmentini, a Biamar surgiu em 1986 na cidade de
Farroupilha, serra gaúcha. A marca se destaca como uma das mais importantes produtoras de malhas do país a partir da malharia retilínea, quando, através de máquinas, peças tradicionalmente feitas de
modo artesanal são produzidas com tecnologia de ponta. Com cerca de 400 colaboradores, a
empresa investe no aprimoramento tecnológico e na melhoria constante de seus produtos para
atender consumidores de alto padrão no atacado e varejo. Com produção 100% nacional, é
responsável por toda a cadeia, do design à entrega, priorizando práticas sustentáveis e inclusivas. A
Biamar é um modelo para o futuro consciente e responsável da indústria da moda.
@biamarmalhas | loja.biamar.com.br